02/02/2017

Ode ao Egoísmo

"egoísmo, não, credo! Que coisa feia!"
Deus me livre de algum dia alguém pensar isso de mim... Tiro um bocadinho, o pedaço maior fica para os outros. Não é justo, a mim faz-me mais falta do que a eles, mas se o reivindicar poderei ficar rotulada de egoísta. Assim, tiro só um bocadinho. E se vier mais alguém sou a primeira a oferecer-me para dividir o meu pedaço.

Mas agora basta. O egoísmo é uma manifestação de amor próprio, de respeito próprio. É sermos advogados de nós mesmos. Abri os olhos para esta novidade há dias, e andei a mariná-lá, lentamente. Com medo de exagerar na dose. Egoísmo não é o mesmo que egotismo. O primeiro é bom, é o que diz "primeiro eu. Depois tu." O segundo é catastrófico, é o que diz "Só eu."
O egoísmo foi o patrão de algumas atitudes que tenho vindo a tomar... Não ofendi ninguém, respeitei toda a gente. Não fiz mal a ninguém, fiz bem a mim.
Aspiro ser a pessoa que os outros um dia olharão com admiração e dirão "olha só, vê como ela é egoísta!", como se fosse mesmo uma virtude. Como se fosse exemplar.

8 comentários:

  1. Um pouco de egoísmo, manifestação de amor próprio, até á aconselhável.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo é aconselhável, em doses q.b., Pedro. Até as coisas más =)

      Eliminar
  2. B sorri ao ler a tua ode porquê? A exposição dessa virtude, o egoísmo, está feita com humor, muito humor. Como eu costumo dizer: Se eu não penso em mim quem pensará? Portanto temos que pensar em nós e não nos contentarmos com migalhas senão...é com elas que ficaremos. Excelente! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary, acreditas que ao escrever dei por mim a pensar: "hum... quase parecem palavras da Mary" =)

      Eliminar
  3. Vejo tanta palavra que para mim é difícil entender
    como virtude.
    Mas é o que anda acontecendo por aí.
    Prazer em conhecer seu blog.
    janicce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma longa história, uma longa caminhada, Janice. Nao estou louca, nao sou má. Estou a aprender a ser melhor.

      Eliminar