06/12/2010

Ira

A ira é um sentimento admirável.
É menos requintada do que o ódio e menos impulsiva que o ciúme, é certo; mas destes três, é a minha favorita. O ódio tem raízes profundas e é destrutivo a longo prazo. O ciúme é um atrofio crónico numa mente doente e é sempre originado em favor de uma outra pessoa ou objecto, o que é desprezível.
A ira, não. A ira fala na primeira pessoa. Eu encho-me de ira por mim. A ira é egoísta e narcisista. Faz um cordeiro rugir que nem um leão; é uma corda que vibra de modo intenso e irracional e que dissolve no seu reverberar toda a razão e bom-senso.
Sinto-me irada. Tem sido a palavra que me electrifica a mente nos últimos dias: IRA. Pelo que não posso, pelo que não quero, pelo que me obrigam. Por revolta, por desprezo, por rebeldia, por simples insubordinação ridícula e teimosa. Sou isto tudo, abominavelmente caprichosa.
E o pior é que não me envergonho. É outro dos requintes da ira: o sentimento avassalador que tudo justifica e legitima, mesmo que não tenha razão nenhuma.

5 comentários:

  1. Gosto de ler as tuas definições e esta então nem imaginas quanto! Ultimamente ando irada, muito e quando fico assim? Quando tenho que calar o que sinto, para evitar problemas a outros mas, mais tarde ou mais cedo, vai-me saltar a tampa e depois de a ira nascer dentro de mim, não há hipótese, ninguém se consegue reconstruir mais. Pessoas provocadoras, armadas em VIPS, em cultas, que passam a vida a deitar abaixo os outros fazem-me irar e anda aí uma...Porque será que são as mulheres que mais nos causam ira?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Brown Eyes,
    eu gosto muito de fazer definições! =)
    Concordo que são as mulheres que mais provocam ira. No geral, homens são mais espontâneos e leais; mais verdadeiros e mesmo decentes. As mulheres são mais artificiais, mais mesquinhas e dissimuladas. Não digo mesquinhas e dissimuladas como defeitos de hipocrisia, mas como camuflagem.
    Um beijinho e obrigada pelos comentários sempre amáveis!

    ResponderEliminar
  3. De facto... acho que andamos todas IRADAS! Grrrr... Eu também ando aí enervada... Por vezes, até me apetece bater em alguém... mas não! Conto até 10, respiro e continuo em frente! Há pessoas que não merecem a nossa atenção, nem mesmo a nossa ira! :)

    ResponderEliminar
  4. Claro, Marlene... Claro, nada de bater no pessoal. Isso seria muito mais grave! Vamo-nos ficando pelo sentimento e pelos pensamentos!lol

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que me reencaminhaste para aqui porque valeu mesmo a pena ler este texto, ainda não tinha lido nada de semelhante acerca da ira e está fantástico, até porque me identifico com as palavras. Porque a Ira é sem dúvida o meu pecado capital, nunca a tinha apreciado como um sentimento narcisista mas é verdade que o é sim :)

    ResponderEliminar