05/07/2011

Segredo é o que se diz baixinho ao ouvido de toda a gente

Eu tenho uma tatuagem. Isso não é segredo. Mas tenho a minha tatuagem como quem tem um segredo. É na omoplata: passa a maior parte do tempo coberta.


Há pessoas a quem digo que a tenho, há pessoas a quem a mostro e há pessoas que não fazem a mínima da existência dela...

Quando estou exuberante, uso alças ou tops que a deixem completamente descoberta... mas se encontro alguém mais velho ou conservador ou que eu ache promíscuo, posiciono o corpo de forma a que não seja visível. Quando estou mais séria ou macambúzia, cubro-a. Quando estou provocadora, uso uma t-shirt sem mangas que deixe ver apenas uma pontinha... Porque tem infnitamente mais graça mostrar só um pouco do que mostrar tudo. Para apimentar a curiosidade. Para despertar vontade de conhecer o resto.

Já houve quem torcesse o nariz ao vê-la, como que condenando a atitude e a profanação irreversível do meu corpo. Já houve quem a elogiasse por ser bonita. E já houve quem dissesse baixo, com cumplicidade e apetite, "adoro tatuagens...".

Tenho-a. É minha. Partilho-a ou não, conforme me apeteça. Uso-a. Ostento-a ou escondo-a. É conforme.

Não será isto, afinal, o que fazemos com os nossos segredos?



Para a Fábrica de Letras. Mês de Julho, Segredo

16 comentários:

  1. Era segredo... rrsss agora deixou de ser!! :)) Nunca faria uma.. mas acho piada nos outros, rrsss. É sempre bom conhecermos algo mais dos bloggers que seguimos :) queria era uma fotografia!! :)) beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu já pensava fazer uma há alguns anos... Então, um dia, decidi-me e, em menos de uma semana estava feita... E eu publiquei uma foto na altura. Está em http://domeupedestal.blogspot.com/2010/02/tattoo.html

    ResponderEliminar
  3. Eu também gosto, só acho que a escolha é tão importante que nunca vou decidir-me por uma... pelo que dificilmente farei. Quanto aos segredos, também os guardo na omoplata :) é um bom sítio para os guardar.

    ResponderEliminar
  4. A tua tatuagem confunde-se com o teu estado de espírito.
    Se a queres em segredo, ela é segredo,
    Se a queres exposta, mostra-la por completo,
    Se a queres provocadora, mostras só uma pontinha...
    Uma coisinha discreta, até tem o seu encanto!

    Ainda esta semana vi uma velhota na praia, toda curvadinha e com 50% do corpo coberto de tatuagens. Não passava despercebida, pelos dois motivos, claro!

    Tendo em conta também que a maior parte das tatuagens feitas pelos adolescentes são feitas em segredo. É um segredo, sim... até ser descoberto.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. É, Johnny, a escolha é difícil... E um ano e meio depois de a fazer, já começo a compreender a compulsão de fazer mais uma... E, se calhar, outra, depois... Mas, para já, é só fantasia. Não penso mesmo fazer outra... Mas, se fizer, venho aqui contar. Só a ti, que me lês... =)

    Mz, that's all I'm saying... =) Eu também vou ser uma velhinha enrugada, corcunda, hipocondríaca... mas com uma tattoo no ombro! E os meus netos vão dizer "A avó é radical!"lol

    ResponderEliminar
  6. Matador, é precisamente isso! Tem infinitamente mais graça a palavra "escondida" do que a tatuagem em si... =)

    ResponderEliminar
  7. Ora aí está algo que me anda na ideia há já algum tempo... e no mesmo sitio da tua, também partilho da mesma opinião, algo que posso servir as duas coisas.

    E gostei da tua! :)
    Gostei da tua participação no tema

    Beijos meus

    ResponderEliminar
  8. De facto é isso. A revelação dos nossos segredos só a nós cabe e só nós decidimos como, onde e a quem.
    No fundo, no fundo todos temos os nossos segredos. É mesmo assim.

    :-)

    ResponderEliminar
  9. Toi, é assim mesmo. Uma coisa que fica na ideia um tempo e um dia decidimos de vez... Fico à espera para saber quando isso acontecer... =)
    Ah, já agora, no ombro não dói quase nada. É mais uma irritação, ou incómodo, do que dor...

    Natália, that's my point! =) obrigada pelo comentário!

    ResponderEliminar
  10. Olá Briseis

    parabéns pelo Blogue... ! Gostei do que li

    Gostaríamos muito que desse uma vista de olhos no projecto DVB, de saber a sua opinião, e qual o interesse em desenvolver o seu trabalho neste novo formato.
    http://pastelariaestudios.blogspot.com/

    \"Transformamos\" os seus trabalhos (já editados em livro, ou não ...), num DVB- Digital Video Book, uma ideia original da Pastelaria Studios Productions


    É exactamente isso, os seus poemas seriam "transformados" num DVB . Um livro que se vê como um filme ( com menu , extras, biografia, capítulos, etc... )

    Não somos uma editora e prestamos essencialmente um serviço criativo.

    Realizamos e produzimos, também , Audio Books

    Fico a aguardar uma resposta e, qualquer dúvida… estamos por aqui.

    A sua opinião é muito importante para nós, pois só assim conseguiremos crescer e melhorar sempre ! e.... porque não, arriscar ?!

    Sem compromisso-----------------escolha um dos seus poemas ou textos … e nós realizaremos uma pequena amostra do nosso trabalho.

    É um presente nosso …para si …. :)

    Um grande abraço desde aqui

    Teresa Maria Queiroz

    pastelariaestudios@gmail.com

    ResponderEliminar
  11. Briseis, hei-de fazer uma não tarda.
    Não devias escondê-la de ninguém! (enerva-me o facto de algumas pessoas julgarem as outras e acha-las "diferentes" apenas por terem uma tatuagem...)

    ResponderEliminar
  12. Catsone, depois quero ver isso...! =)
    Mas atenção: eu não a escondo por medo de ser julgada. Se fosse sensível a isso, não a teria feito. Às vezes escondo-a por respeito, para não chocar os mais velhos, ou por auto-preservação, por haver gente que não quero que me veja assim tão exposta. Mas é só por isso. =)

    ResponderEliminar
  13. Muito bom!Se eu tivesse uma tatuagem...hummm...eu mostrava ao mundo...rs.beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Soninha... dá vontade de mostrar ao mundo, às vezes, porque um tatuagem tem sempre um significado especial. E a vontade é de mostrar e fazer entender essa mensagem, não a tatuagem em si...

    ResponderEliminar
  15. Sim, é o que fazemos com os segredos e o que deveríamos fazer quase sempre, para não nos magoarmos...

    Eu e o meu irmão também temos um segredo... Quando ele fizer 16 anos (sendo que é mais novo que eu 10 anos) vamos fazer uma tatuagem igual, pequenina e discreta, mas que para nós seja o símbolo do nosso carinho e cumplicidade!

    ResponderEliminar