05/11/2012

A Fábrica de Letras

A Fábrica tem paredes feitas de papel. Papel pautado, papel liso, papel quadriculado, amarrotado, imaculado, de todas as cores, com cheiros distintos, onde se misturam caligrafias diferentes.
A Fábrica tem uma chaminé muito alta que fumega especialmente nos primeiros dias de cada mês, quando cozinha um novo desafio. Os bloggers que têm janelas viradas para a Fábrica apercebem-se do bulício e atiram-se cheios de garra ao novo tema... Tantas ideias, tantas palavras se cruzam e chocam... e os caminhos para a Fábrica ganham vida e, aos poucos mas certamente, lá vão chegando participações, contribuições, partilhas, dádivas. E as paredes da Fábrica ganham uma nova cor e são ricas, muito ricas!
Eu sou uma operária. Vim aqui parar por intermédio da Fabi. Observei os operários mais antigos, aprendi e, depois de ganhar confiança, comecei a contribuir com as minhas palavras...
A Fábrica não está sujeita a greves, nem a ataques de sindicatos. A Fábrica é liberal. É uma entidade patronal simpática, muito lá à frente.
É uma Fábrica de Letras e Palavras, onde se fabricam também elos de ligação entre bloggers desconhecidos que, por um momento, se detêm numa mesma palavra ou tema e se atrevem a deixar a sua alma, os seus olhos e o seu coração abertos para quem os quiser ler, nas paredes da Fábrica.
A Fábrica é linda!
 
 
Como é mais do que evidente, este texto é feito para a Fábrica de Letras, cujo tema para o mês de Novembro é ela própria, a Fábrica.
 

15 comentários:

  1. Acho que tenho pelo menos uma amiga que também colabora na Fábrica, mas eu conheço mal o blogue! E a ideia é gira! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma bela ideia e encontram-se verdadeiras preciosidades... =)

      Eliminar
  2. Subscrevo as suas palavras. A Fábrica é linda, mas infelizmente tenho-a visitado pouco ultimamente. Ver se na px semana consigo por a bloga em dia :-)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, Carlos... o tempo, esse bandido fugidio... Mas, em podendo, vale sempre a pensa uma visitinha à Fábrica, mesmo que seja relâmpago!

      Eliminar
  3. Tenho sido muito preguiçosa, pois há que tempos que não escrevo nada para a Fábrica. Houve um período em que todos os meses alinhava no tema proposto pela gerência. Um destes dias retomo o trabalho. :)

    ResponderEliminar
  4. Bem... pensava que o meu comentário tinha entrado mas parece que não. Vou repetir. Dizia eu que tenho sido muito preguiçosa pois há muito tempo que não escrevo nada para a Fábrica. Houve uma altura em que todos os meses alinhava no tema proposto pela gerência. Um destes dias tenho que voltar ao trabalho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caíram os dois, Luísa! =) Quando eu digo que a Fábrica é uma entidade patronal simpática refiro-me a isso mesmo... às vezes falta tempo ou inspiração para participar, mas assim que temos vontade, podemos voltar que não há represálias...

      Eliminar
  5. É linda mesmo. Tenho saudades, imensas! Deixei de contribuir porque tenho muito pouco tempo e acho que quem escreve deve também ler os outros contributos e acontece que começaram a chegar tantos trabalhos que era impossível lê-los todos. Quando posso passo por lá mas já há muito tempo que não escrevo. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brown Eyes, lá está o que eu disse ao Carlos e à Luísa: o tempo é fugidio e, quando não é por falta de tempo, é por falta de ideias ou iniciativa... mas a Fábrica tem sempre as portas abertas para quem quer e pode regressar! =)

      Eliminar
  6. E a alma que tem este texto, é a alma que deixa na Fábrica. Eu não amarrotava este papel:)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mz! Este não é para amarrotar, de certeza! =)

      Eliminar
  7. Subscrevo em absoluto. Já não me lembro como encontrei a Fábrica, mas isso agora não interessa nada.

    Inicialmente as minhas participações era caracterizadas por uma escrita pesada, formal, amarrada, fruto sem dúvida de muitos anos a escrever relatórios e documentos formais. Com o tempo fui conseguindo libertá-la, e que bem que isso soube.

    Por vezes dou por mim a esperar pelo início do mês a esperar por cada novo desafio. Uns mais fáceis, outros nem por isso. Por vezes chego a passar dias, onde dou por mim, a caminho do trabalho, a regressar a casa, á hora do almoço a tentar estruturar mentalmente a minha participação.

    Mas para além disso descobri muitos outros blogues, entre os quais este, que me levaram a interagir "virtualmente" com pessoas que poderei classificar como "amigos virtuais" (se é que isso existe), com os quais se partilham alegrias e tristezas e oferecendo uma palavra amiga sempre que seja necessário.

    PELA FÁBRICA, TUDO!!! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! =)além do que faz pela nossa criatividade e imaginação, a Fábrica também proporciona o encontro com bloggers com quem nos identificamos e que se tornam uma companhia assídua e agradável! Isso é inestimável!

      Eliminar