11/01/2014

o que fazer?

... o que fazer quando uma situação que estava ultrapassada regressa para nos assombrar?
O que se faz quando, após uma escalada longa e laboriosa, um pé escorrega e perdemos uma parte grande da altura que conseguimos tão alegremente conquistar?

Por mais que eu queira chorar e desistir de lutar contra o impulso de tremer, sei que a resposta correcta é: NADA. Não se faz nada. Não se olha para baixo, não se vê que estamos próximos do chão outra vez. Continua-se a olhar para cima e, agarrado à ideia de que não foi tanto assim o que se perdeu, retoma-se a subida para recuperar o mais rapidamente possível do deslize. Não se faz mais nada. Não se desce até ao chão e à segurança para ficar em posição fetal e tentar esquecer que vimos as alturas. Nem se fica imóvel no meio do nada, demasiado teimoso para descer e demasiado medroso para continuar a subir. Então, se não se desce nem se fica no mesmo sítio, para cima é que é caminho. E as mãos podem arder do esforço e o corpo pode acusar o cansaço, mas ambos têm determinação para continuar; mais um bocadinho. Mais o que for preciso.

Então, eu não vou fazer nada. Talvez chore, por uma questão de revolta e descompressão. Mas de resto, nada.

1 comentário:

  1. Depende da situação, do que a envolve e das personagens intervenientes. Depende e para se saber tens que avaliar tudo e só depois é que podes agir. Há mesmo coisas que não merecem que te movas mas há outras que, se for preciso, deves até virar a mesa. Só tu tens a resposta. Lembra-te que rodeares-te de gente positiva é fundamental para conseguires ter dias felizes. Beijinhos

    ResponderEliminar