Não sou muito de assinalar aqui no blog os dias disto ou daquilo... Mas este fez-me cá vir. Tenho um sentimento muito forte quando ouço a expressão "cuidados paliativos". Já vi dois avôs beneficiarem deles. São cuidados que associamos a situações extremas, situações irremediáveis, em que se desiste da luta contra o mal, investindo no bem-estar e conforto da pessoa que padece, enquanto consegue resistir. Mas nem sempre estas doenças são fulminantes ou muito "activas"; um paliativo pode ser simplesmente o acompanhamento do envelhecimento e das doenças que naturalmente dele advêm, tendo sempre em vista a dignidade e a qualidade de vida do doente.
Todos temos, infelizmente, alguém que já precisou ou que já beneficiou destes cuidados. Todos. É ou não é verdade?
E, sem querer desconsiderar nenhuma outra área da medicina, esta merece a nossa solidariedade, as nossas contribuições, e os seus profissionais merecem todo o nosso respeito, carinho e gratidão. São profissionais de saúde, com os seus conhecimentos científicos e técnicos, mas também são profissionais de amor, de compreensão, que muitas vezes devem ver ou ouvir coisas que nem me atrevo a imaginar.
Vivemos vidas cada vez mais longas, mas nem sempre melhores. Num país com a natalidade decrescente, com escolas que fecham, precisamos não esquecer que no extremo oposto da linha está a doença e a velhice. E este é o dia desses cuidadores.
Tendo acabado de tirar um curso de Personal Support Worker aqui no Canadá, entendo, subscrevo e aplaudo. :)
ResponderEliminarO meu aplauso também para ti, Anouc, pela linda missão que desempenhas!
EliminarÉ necessária vocação para exercer esta profissão, para desempenhar estas tarefas.
ResponderEliminarSim, Pedro, não é para qualquer um...
EliminarAcredito que esses profissionais passem por experiências horrorosas.
ResponderEliminarBoa semana
Experiências muito difíceis, onde o instinto será virar a cara e sair a correr, mas eles permanecem...
EliminarCuidados paliativos me lembram algumas coisas muitos difficiles. Sim, do lado de cá, também passei por isso.
ResponderEliminarAbraço profundo.
Todos passamos, Sara... e é por isso que o dia é mundial.
EliminarB acho que nem todos os que precisavam têm oportunidade de ter cuidados paliativos. Infelizmente esses cuidados são escassos por falta de meios económicos e até de profissionais. A medicina tem evoluído muito e espero que no futuro não sejam tão necessários porque a maior parte das doenças são curáveis. Beijinhos
ResponderEliminarTenho esperança que a divulgação deste Dia Mundial sirva para informar e sensibilizar mais as pessoas para a importância e nobreza desta área da medicina.
Eliminar