03/05/2010

Corte de electricidade

Ontem, num acidente de carro, morreu o marido de uma colega lá do trabalho. Eram um casal super jovem e tinham uma bébé com 5 meses. E agora ele morreu...
Os meus dois avôs morreram com cancro. É doloroso e degradante mas a família prepara-se. Dá-lhes cuidados, o que é uma espécie de auto-consolação, no final.
Mas assim, de repente... Deve ser um pouco como ficar sem electricidade inesperadamente a meio da noite. Só que pior. Pára tudo de funcionar e fica tão escuro que não sabemos o que fazer ou como nos orientar.
"Deus quer sempre o melhor para mim, por isso, faça-se a Sua vontade e não a minha", aprende-se na catequese. Mas, apesar de eu ser muito crente, esta parte nunca me entrou bem...
E hoje, ao acordar, fiquei surpreendida ao ver que o Sol continua a brilhar e está um dia radioso, indiferente ao que se passa naquele pequeno apartamento onde, em vez de uma família, agora há apenas uma viúva e uma menina que nunca se vai lembrar de como era o sorriso ou a voz do pai.
Que mundo, este em que vivemos...

6 comentários:

  1. "Eis o Mistério da Fé!"... Há coisas que, de facto, por mais Fé que tenhamos não "entram cá dentro"... Também sou um pouco assim e sabes que mais, ainda bem que nos questionámos, ainda bem colocámos dúvidas... faz de nós, cristãos "à séria"... De gente "morna" pra quem está sempre "tudo bem"... está o mundo cheio! São pessoas que "não vivem, sobrevivem"...

    Acredito que esse jovem estará num lugar bem melhor que este, mas também acredito que neste momento a esposa deve estar a precisar muito, mas mesmo muito dos amigos e dos colegas... Força nessa tarefa!!! ;)

    ResponderEliminar
  2. É, parece que é mesmo a única coisa que resta fazer... Dar uma força e esperar que o tempo traga a habituação à ausência.
    E que Deus nos livre de coisas assim!

    ResponderEliminar
  3. É um choque... Quando menos esperamos e alguém se vai, nao conseguimos acreditar, nao sabemos o que fazer!
    Ainda que tenha o apoio dos amigos e da família, não consigo imaginar a dor dessa jovem que agora fica sem marido, com uma bebé nos braços... é horrível sentir-se perdida, só e sem ele... nem tenho palavras!

    ResponderEliminar
  4. É... E é assustador saber que a todo o momento, num qualquer canto do mundo, está a acontecer algo semelhante a outra pessoa, e depois outra e mais outra ainda.
    Nós sabemos isto e nem lhe damos muita atenção, até bater à porta do vizinho do lado. Aí, sentimos medo...

    ResponderEliminar
  5. Eu não tenho essa "Fé" que tu e a minha mãe por ex. têm, e quando vivi uma situação semelhante à da tua colega, zanguei-me mm com Deus, e uma das coisas que se faz nesta altura é questionar "Porquê", pk perder alguem doi muito, principalmente se for derrepente. Mas ao ler no teu post, "seja feita a sua vontade" apercebi-me da crueldade e do poder esmagador destas palavras, neste contexto. Não quero ferir susceptibilidades, sabes que não acredito, apesar de ter tido uma educação católica, mas é o tipo de situações em que não consigo parar de duvidar...

    ResponderEliminar
  6. É, Papoila... É um desafio grande para os crentes entenderem a acepção de "faça-se a Sua vontade".
    Mas, sabes que mais? só mesmo os crentes a poderão compreender. Porque só nós acreditamos que O De Lá De Cima sabe mais do que aquilo que nós conseguimos ver. E não lhe cabe a Ele fazer-nos felizes, levar-nos ao colo e amparar todos os golpes. Cada um tem uma cruz. Umas maiores, outras aparentemente mais pequenas. E é no caminho que fazemos com essa cruz às costas que Ele vê a que ponto somos dignos d'Ele.

    E agora uma que não tem nada a ver: O Represas diz a dada altura na 125 Azul:
    "Mas Deus leva os que ama.
    Só Deus tem os que mais ama."

    ResponderEliminar