10/10/2010

Amantes e Amados

"É por esta razão que muitos preferem amar a ser amados. Quase toda a gente quer ser o amante. E a verdade nua e crua é esta: no íntimo, o facto de ser amado é intolerável para muita gente. O amado teme e odeia o amante, e pela melhor das razões. O amante quer sempre mais intensamente ao seu amado, ainda que isso lhe cause somente dor."
É um excerto do livro "A Balada do Café Triste" de Carson McCullers.
Ainda não acabei de ler, mas o livro é mínimo e já não deve demorar. Ignoro o fim mas está a dar-me imenso prazer lê-lo...

4 comentários:

  1. Sabes que, algumas vezes, penso nisso... E não sei até que ponto isso poderá ser uma verdade "nua e crua"... Eu penso que algumas pessoas não lidam bem com o facto de "serem amados", porque aí não têm o controlo sobre a outra pessoa... É como se eu, sendo amante, pudesse controlar a intensidade do meu sentimento, mas ao ser amado, não controlo... acho k tudo tem a ver com a forma como nos identificamos com o "amor" (esse sentimento tão sublime que pressupõe uma entrega total ao outro).

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está!!! Eu tenho a necessidade de estar sempre, não digo "a controlar" a situação porque isso é protagonismo e prepotência, mas preciso de ter algum controlo. Se não o tiver, o instinto é fugir.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou feliz se amar e for amada. Amar sem ser amada é impossível, fujo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Brown Eyes, amar e ser amada é óptimo, mas raro. E enquanto não encontramos isso vamos amando ou sendo amadas, isoladamente. Claro que não é uma situação ideal mas entre uma e outra, prefiro a primeira... =)

    ResponderEliminar