27/01/2011

Ri!

Ri quando tiveres vontade. Conter o riso faz mal e desaconselha-se. Ri bem. Ri alto e descontroladamente. Atira a cabeça lá para trás, proclama bem alto a tua alegria. Ficarias surpreendido se conseguisses imaginar a reverberação que uma gargalhada produz.
Rir faz mover um número imenso de músculos sem dares conta e é muito mais fácil e espontâneo do que fazer uma cara severa, por isso, entrega-te à preguiça e ri a bandeiras despregadas. Abraça o diafragma, quando começar a doer e agarra-te a algo ou alguém porque, se for uma gargalhada a sério, até as pernas vão falhar. Já viste que respiras melhor e vês melhor as cores depois de rires?
Ri nas coisas simples, nas coisas comezinhas: ri quando atendes o telefone, quando ligas o motor do teu carro, quando encontras o teu amigo, ri à menina da caixa do supermercado, ri quando vês algo divertido ou ridículo, ri até quando o motivo da diversão ou do ridículo és tu.
Ri quando não sabes o que dizer. Ri quando queres dizer mais do que aquilo que podes ou deves.
Ri quando gostas. Quando sentes prazer. E ri quando dói, também. Se a dor for física é mais fácil; se for da alma, ao menos tenta. Livra-te de fugir ao que sabes que te fará rir, da mesma forma que não abres o guarda-chuva se o sol te puder aquecer. Ficas mais bonito e mais humano. Os animais não riem, pois não?
Ri quando ninguém está à espera. Surpreende e encanta! Não te contenhas.
Ri mesmo que tenhas que ir buscar o sorriso a ferros. Mesmo que sintas doer as bochechas, por ser forçado.
Ri porque alguém, algures, inesperadamente, há-de reparar no teu sorriso, admirá-lo e, quem sabe, deixar-se contagiar. E, nesse momento, terás produzido um efeito maravilhoso e ficarás gravado para sempre na sua memória.
E agora diz lá se não sorriste, ao menos um boacadinho, ao ler-me?!
Para a minha "Adorable One"

6 comentários:

  1. Caro Matador,
    cmomentário mais eloquente não há, dado o teor do post. Obrigada! =)

    ResponderEliminar
  2. Ohhhhh...
    Que lindo!
    Ai não que não ri... muito! Adorei... Este texto está encantador. Posso partlhá-lo??

    ResponderEliminar
  3. Querida Marlene, que contente fico se quiseres partilhar este post no teu blog! Obrigada por gostares sempre! =)

    ResponderEliminar
  4. Querida Fabi, ainda bem que consegui que sorrisses porque, a avaliar pelos teus últimos posts, andas um bocadinho necessitada disso... Um beijinho

    ResponderEliminar