23/02/2011

"A Virgem das Amêndoas", de Marina Fiorato

Este livrinho de título vulgarérrimo (é, num é?), cuja leitura me foi oferecida meio do pé para a mão, acabou por ser uma leitura deliciosa... É a história enternecedora de uma viúva, na Lombardia do sec. XVI, cujo marido foi morto na guerra e que, para conseguir sustentar e manter a sua casa, concorda em posar como modelo para uns frescos da Virgem, Mãe de Jesus, a serem pintados por Bernardino Luini, discípulo do grande Da Vinci. Do amor que nasce entre os dois, resultam a mais brilhante obra do artista e o famoso licor Amaretto, criado por ela com as amêdoas da sua propriedade, inspirando-se no sabor amargo-doce do seu amor conturbado...
Isto para simplificar muito, porque a história é revestida de pormenores, presságios e desenvolvimentos surpreendentes que, em vez de nos caírem à frente, chocando-nos, vão espreitando de mansinho, fazendo-se adivinhar, de modo a que ficamos com uma sensação maravilhosa de "já estava mesmo a ver que isto ia acontecer! sou um génio!". Cada capítulo tem um título sugestivo que resume o que vai acontecer e nos acicata ainda mais a curiosidade... Gosto disso. Dá uma ideia de que a história está bem organizada.
Mistura lindamente a realidade da existência de algumas das personagens e das obras por elas criadas, com uma trama e detalhes ficcionais de uma subtileza suprema! Arte e pintura, inquisição, nobreza/pobreza, amor/amizade, instinto/consciência, são as marcas decisivas. As personagens são de uma nobreza de espírito inspiradora e há um sem-fim de simbolismos e paralelismos que, espero não estar a ser injusta, só uma mulher poderia criar.
É uma linda história. Leve, muito leve, mas cheia de lindas imagens!

4 comentários:

  1. Depois de ler isto quem não vai ler este livro?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Um dia destes, se calhar, sou moço para ler este livro. Só por causa da tua descrição.

    ResponderEliminar
  3. Beeeem... com tanto elogio ainda me vou dedicar em part time a ser comentadora de livros... Se as editoras me derem uma comissão ainda junto uns trocos...lol
    Brown Eyes, obrigada! =) um beijinho
    Matador, não sei porquê mas, ver-te com este livro na mão deve ser um bocadinho como ver o Jack Estripador a dormir agarrado a um peluche...lol É um grande elogio para mim, se o leres!
    Papoilita, vais gostar de certeza! O livro não é meu, se não, emprestava-to! Beijinho

    ResponderEliminar