03/08/2011

"Valete de Copas e Dama de Espadas", de Joanne Harris

Hum... gostei...! Eu não li "Chocolate", mas li "Vinho Mágico" e confesso que aquele lado fofinho da Joanne Harris é fofinho mas não me seduz nem encanta... Acho que ela tem uma capacidade genial para criar ambientes góticos, obscuros e arrepiantes... Foi o que me atraiu n' "O Rapaz de Olhos Azuis" e foi, sem dúvida, o que gostei neste romance. É um emaranhado de vícios e culpas, personagens sedutoras com personalidades sombrias e retorcidas, uma pitadinha de magia, oculto e experiências sobrenaturais, sem chegar ao absurdo do exagero que, tantas vezes, me desinteressa. Tem tudo na medida certa. Gostei imenso.
É a história de Henry Paul Chester, um pintor frustrado, com um passado muito especial, que se encanta por uma criança, que usa como modelo e com quem, mais tarde, casa. Effie, por seu lado, vive desde a sua infância sob a influência e controlo obsessivo daquele homem, que começa por amar, mas depressa passa a desprezar pela personalidade sinistra e fria. Conhece, então Mose Harper e Fanny, duas personagens fascinantes mas traiçoeiras que têm um interesse obscuro em a ajudar a libertar-se do domínio de Henry... E está lançada a teia fatal!!! A-ha-ha...!
Pronto, esta parte final foi um bocadinho exagerada, mas o livro faz lembrar um bocadinho aqueles ambientes cinzentões do Tim Burton. É fascinante.

2 comentários:

  1. B que bom que fizeste aqui o resumo da história. Ler é impossível presentemente. Acredita que não consigo saber o que faço ao tempo, quando dou conta é de noite, hora da caminha, e tanta coisa ficou por fazer. Acho que um dos contras da idade é mesmo comer-nos o tempo. Já ouvi mais pessoas queixarem-se. Se souberes uma maneira de o aumentar conta, ok? Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ui... quem me dera ser Senhora desse mistério de controlar o tempo... =) Como não sou, em vez de o controlar tento geri-lo de forma a deixar sempre um espaço para o que "gosto" de fazer, no meio das coisas todas que "tenho" que fazer. Por exemplo, no que respeita a livros, às vezes, se tiver que almoçar ou jantar sozinha, agarro no livro com uma mão, o garfo na outra e vou comendo e lendo... A minha mãe é que não acha graça quando me encontra assim. =) Neste momento, estou a tomar o pequeno-almoço com uma mão na caneca do leite e outra no computador... Temos que ser mestras do "multi-task", com vontade e imaginação tudo se faz e, se tiver que escolher, costumo muitas vezes deixar por fazer algo que supostamente "tenho que" para fazer algo que "gosto de". É necessário. E o mundo não acaba se nós não andarmos a 100... =) Beijinho

    ResponderEliminar