07/11/2011

"Jane Eyre" e "No Teu Deserto"

Que dizer? É amoroso, envolvente e enternecedor... Devorei as últimas 150 páginas no mesmo dia, como que obcecada, mal podendo esperar pelo final feliz!! É um romance clássico, acerca da orfã maltratada, que é enviada para um colégio onde se destaca pelo seu brilhantismo e inteligência; vai trabalhar como ama para casa de um Mr. Rochester muito estranho, misterioso, vil, feio... mas encantador! E, no dia do casamento, descobre-se que ele é afinal casado com outra mulher! Jane foge mas tcharãns e peripécias mais tarde, enriquece com uma herança inesperada e resolve voltar a procurar o seu grande amor... É adorável! É uma lição de vida inspiradora... Maravilhoso e fofíssimo...




Entretanto, li também (em 2 dias) o "No Teu Deserto" do nosso bravíssimo Miguel Sousa Tavares. Este é um tesourinho frustrante, um relato maravilhoso que ficamos contentes por conhecer e desvendar, escrito na forma encantadora com que o MST sempre nos brinda, mas que deixa uma nostalgia, um vaziozinho... Como se a história acabasse logo depois de começar... Estamos no início, vamos para o deserto com a Cláudia (como eu gostaria que um homem me olhasse e me considerasse e falasse de mim, como ele da Cláudia...!), chegamos ao deserto e, quando percebemos, a história que não começou está a findar... É doce...e insatisfatório! Não digo isto como defeito, mas por nos deixar a desejar tanto mais...! É mais a história que fica por contar do que a que vem naquelas cento e poucas páginas... Arrebatador!

8 comentários:

  1. Destes dois só li o primeiro que também adorei, o segundo fica para o Natal como presente a mim própria :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Leoamiga

    Tudo bem - menos o Miguel Sousa Tavares. Um homem que bate numa mulher, por melhor que escreva, é sempre um... homem que bate numa mulher.

    E além disso, é um portista desavergonhado que tenta achincalhar o Sporting e os sportinguistas nos escritos miseráveis que bolsa em «A Bola». Conheço-o bem, podes crer e de há bastantes anos.

    A Charlotte Brontë e a sua Jane Eyre são bem o exemplo do que é ganhar-se a eternidade. Ela mereceu-o, a "Currer Bell" e o romance também.

    Qjs

    ... e até à nossa Travessa

    ResponderEliminar
  3. Bi o filme Jane Eyre. Chorei imensas vezes. Voltava a vê-lo. Adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fê, é um belíssimo presente, sem dúvida!

    Caro Ferreira, vá... independentemente dos pecados do homem, gosto de apreciar aquilo que ele escreve... Cumprimentos leoninos! =)

    Brown Eyes, nunca vi o filme, só conheço uma série que já tem uns anitos... Vou ver se trato disso...logo eu, que sou uma chorona!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. eu li esse livro a uns 6 meses atrás e nao achei nada de interessante... aliás, acho a escrita desse senhor bastante desinteressante. para além do mais não me interessa. s s s s s
    miguel sousa tavares
    (até o nome do homem irrita com esses
    s's todos) esses s's todos... --'

    ResponderEliminar
  6. Otário, o livro é muito para o público feminino, parece-me. A forma como o romance (que não o . é quase...) é contado e desenvolvido agrada muito à imaginação profunda e idealista das mulheres, não me admira, por isso, que não tenhas gostado muito. Ainda para mais, se tens uma antipatia natural pelo MST. Eu gosto muitíssimo do homem. E ainda bem que assim é. Se todos gostássemos do mesmo, o que seria do amarelo??!

    ResponderEliminar
  7. Também gostei de No Teu Deserto. Em poucas páginas e com uma escrita muito acessível, Miguel Sousa Tavares conta uma história que nos prende desde do início, mas também questiona muitos dos nossos comportamentos. Foi sem duvida uma boa leitura.

    ResponderEliminar
  8. Exacto, Tiago! É uma história tão simples e tão óbvia, contada de forma tão acessível, que não deixa ninguém indiferente!

    ResponderEliminar