06/11/2013

A minha mana vai trabalhar

A minha mana pequenina vai amanhã ter a sua primeira entrevista de trabalho... a minha mana pequenina que tem 18 anos e é mais alta e mais encorpada do que eu.
E estou tão preocupada e nervosa porque me dou conta que a minha mana que sempre foi negligente na escola, nunca teve o mínimo interesse pelo mundo, pelas suas pessoas, pela sua geografia, pelos seus mistérios e maravilhas, nunca soube ter uma conversa útil ou profunda sobre assunto nenhum, fez um curso profissional por falta de ambição para mais... o seu único interesse foi sempre única e exclusivamente o seu próprio umbigo e a vida (boa ou má) das restantes miúdas e rapazes da escola. A minha mana é da geração facebook, a geração que não sabe nada de coisa nenhuma mas sabe tudo de toda a gente sem na verdade conhecer ninguém. A minha mana é de uma geração fútil e eu sei que todos os irmãos mais velhos têm uma visão infantil dos mais novos. Todas as gerações mais velhas pensam horrores das gerações seguintes... mas eu duvido que alguma vez se tenha olhado com tamanho desalento para os mais novos, porque é um verdadeiro caso de falta de consciência, de falta de interesse ou valores, de falta de respeito, de falta de massa cinzenta a funcionar. Só é importante vestir como os outros, ter o que os outros têm, falar como os outros e criticar fotos e comentários e vidas alheias.
A minha mana tem muito que aprender. Tem que começar por aprender que nada é dado, antes deve ser merecido e ganho com esforço. Mesmo que tenha sorte e lhe dêem algo, não deve olhá-lo como um direito adquirido, antes como uma benção que deve ser valorizada e olhada com responsabilidade...
Ai, estou mesmo a ver a minha mana numa entrevista....

10 comentários:

  1. Entendo a tua preocupação com tua mana e daqui desejo a maior sorte pra ela! beijos às duas,chica

    ResponderEliminar
  2. O primeiro passo da nova aprendizagem, vai ser dado e, sendo a sua irmã desta geração do "parecer" é provável que tropece algumas vezes nas pedras do caminho... é o preço a pagar para se aprender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tropeçar, vai de certeza. Espero é que a aprendizagem venha também.

      Eliminar
  3. Que bem resumida esta geração. Adorei ler este teu post. A tua mana vai então agora aprender que a vida é muito mais do que ela pensava e a pouco e pouco acabará por crescer . Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Pois a mim parece-me que ela já está no bom caminho para aprender todas essas coisas.
    Deve estar ansiosa por dar o pulo da independência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ansiosa por ser independente, sim. Mas a independência é ganha a pulso e nem ela nem nenhum miúdo agora tem disposição para os sacrifícios que ela implica...

      Eliminar
  5. Minha querida, estes dias perto dela deu mesmo para perceber que vocês são mesmo o oposto :) um beijinho

    ResponderEliminar