07/03/2014

"A Herança Bolena", de Philippa Gregory

 
Desta senhora já li "Duas Irmãs, Um Rei", "A Rainha Vermelha" e "A Rainha Branca"... A mulher é uma doida, especialista em literatura do sex. XVIII, mas com uma panca tremenda pela história da Inglaterra, sobretudo o período da Guerra dos Primos e da dinastia Tudor...
Todos os livros dela que li até aqui tinham o condão de nos transportar para a respectiva época; as narradoras sempre participantes, sempre contando a história na primeira pessoa, sempre femininas, num mundo governado por homens quase sempre cruéis.
Neste caso particular, a história é contada a três: após a tragédia da morte de Ana Bolena, segunda mulher de Henrique VIII, Ana de Cléves vem para Inglaterra para ser a nova rainha; ela é uma das narradoras; as outras são duas das suas damas de companhia, Jane Bolena e Catarina Howard que, por motivos diferentes, desempenham papéis importantes nos acontecimentos históricos narrados.
Há sempre uma mistura subtil de História e ficção, é muito envolvente e mesmo emocionante penetrar nos dramas e traições desta corte maravilhosa e cruel.
Desconfio que seja particularmente do agrado de leitoras femininas... digo eu... =)

2 comentários:

  1. ora aí éque te enganas :D eu AMO e DEVORO os livros dessa senhora, tenho aqui 6, ja li 7 e só espero continuar, esse foi o terceiro que li salvo erro, acho super engraçada a narrativa da Catherine :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!!! =) que bom saber que estou enganada!

      Eliminar