01/12/2009

Um post erudito...

Afinal, o que é arte? Ou, por outra, quem é capaz, ou competente para dizer o que é ou não arte?
Hoje tive uma pequena conversa em torno deste tópico com a Gi, no trabalho... E tudo começou comigo a perguntar porque é que um quadro, a meu ver horroroso, é considerado um ícone e uma das melhores obras do século tal...? Afinal o que faz de algo uma obra de arte? Há quadros absolutamente ridículos e desprovidos de beleza ou génio que são considerados obras de arte... Mas, quem decide isso? A mim, certos considerados grandes quadros não dizem absolutamente nada. Uma criança com um pincel na mão poderia ter feito algo muito semelhante...
Ela respondeu frouxamente que tem a ver com o contexto, com o sentimento que nos desperta...
Senti-me mal, como se estivesse a destruir uma convicção e uma crença dela... Mas afinal, penso eu, para apreciarmos uma obra de arte, não precisamos conhecer o seu contexto ou o seu artista. A obra vale por si. Pelo que nos transmite. Pela beleza. Porque a arte é, por definição bela. E, assim, tudo é arte, porque todas as coisas vão despertar um qualquer sentimento ou sensação ou ideia a alguém. Tudo é arte, afinal.

Sem comentários:

Enviar um comentário