07/07/2010

Acerca do egoísmo...

Pareço egoísta àqueles que, por um egoísmo absorvente, exigem a dedicação dos outros como um tributo, em "O Eu Profundo" de Fernando Pessoa;

O egotista é um sujeito com mau gosto, mais interessado em si próprio do que em mim, em "Dicionário do Diabo" de Ambrose Bierce;

Qualquer homem que vos censura por só falardes de vós apenas o faz porque nem sempre lhe dais tempo para que ele fale de si, de Claude Crébillon Fils
Ando numa de citar as palavras alheias... Sempre gostei muito de ouvir e discutir os pensamentos e opiniões dos outros. Maravilha-me ver como cada cabeça interpreta de forma tão distinta e independente factos que, à partida, parecem tão óbvios.
A lógica é inteligente mas castradora porque não permite devaneios; é uma sequência, uma cadeia. Mas o pensamento e o juízo humano são completamente livres e delicia-me estudá-los e entendê-los. Gosto de saber a opinião dos outros acerca de tudo; se há uma novidade no trabalho ou no meu grupo de amigos pergunto a toda a gente o que acha do acontecimento, mesmo que saiba que vai haver opiniões discordantes; se leio uma notícia num jornal on-line vou imediatamente ler os comentários que suscitou... Quero ouvir os argumentos e entender os pontos de vista. Uma vez disseram-me que, por ser assim, estava a dar um sinal de que não tinha opiniões próprias. Não me caiu bem porque não foi uma simples observação; foi uma bomba atirada para me atingir. Porque para mim está sempre tudo bem, compreendo sempre tudo, nunca estou contra nada...
Mas isso é bom. Eu tenho a capacidade de perceber os pontos de vista dos outros, de me colocar na sua pele... E não partir simplesmente do princípio de que a minha opinião é a mais acertada ou que sou dona de toda a verdade dos factos.
Até porque egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos. (Oscar Wilde)

4 comentários:

  1. Ora nem mais... e sabes uma coisa... por vezes acho que sou mto egoísta! :S
    Por mais que diga que não, acabo por ter atitudes egoístas... infelizmente essa é uma lacuna que quero modificar, mas é complicADO... muito complicado aceitar que os outros tb são capazes de... que eu não sou dona e senhora do "saber" e do "saber-fazer"... muito complicado aceitar que "A, B, ou C" me fazem mais falta do que aquela que eu gostaria... muito complicado entender que o mundo não gira à minha volta e que as coisas não têm que ser sempre como eu quero! :S

    (Pronto... um desabafo!)

    P.S. Vês pk razão estou sempre a aprender com os teus textos?? Hoje já reflecti um bom bocado! :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem, Marlene... Eu sempre tive o hábito de escrever em cadernos que neste momento estão empoeirados na parte de trás de uma qualquer estante no meu quarto. É tão bom vir escrever os meus devaneios neste espaço e ainda por cima receber réplicas tão positivas...! É motivador... qualquer dia escrevo um livro!!! =D

    Quanto ao egoísmo: é como tudo. Na medida certa é positivo e as citações servem para demonstrar isso mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Sim... tens razão... só me falta encontrar a medida certa... a tal do "nem meio cheio, nem meio vazio"... lol

    ;)

    ResponderEliminar
  4. Boa-sorte nessa busca... Mas tenho cá para mim que a piada está mesmo em ir tentando e errando. No dia em que formos todos perfeitos vai ser uma seca! =D

    ResponderEliminar