24/08/2010

Sobre a Dor

"Dor é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante (...)." in WikipediaComo dizer apenas "sinto dor" quando o que mais precisamos expulsar é um grito?
Como é que um monossílabo pode expressar o monstro que nos rasga interiormente?
Nunca pensamos nela e, no entanto, ela está tão iminente. Sempre.
Na porta que se fecha sobre o nosso dedo, na postura incorrecta que nos massacra as costas, no som perfurante que nos fere os tímpanos, no ardor de uma ponta de cigarro sobre a pele, nas palavras escusadas de alguém... porque ninguém nega que as dores da alma podem ser tão ou mais dolorosas do que as do corpo.
Omnipresente. Omnipotente. A dor tira-nos a ousadia e só pedimos que passe. Rápido.
A dor é desagradável. É dolorosa. Má.
Procuramos refúgio num analgésico envenenado mas não há por onde lhe escapar. Não há alívio ou consolação. Dói. Há sentimento mais redutor e asfixiante?
E será que a dor dói a todos de igual forma?
Eu não sofro quando tiro sangue; fiz uma tatuagem sem me queixar... Mas nem por isso sou muito valente.
A dor é relativa, pessoal e intransmissível.
O mesmo beliscão pode doer-me mais a mim do que a ti. Talvez eu "sinta" mais; ou posso apenas "aguentar" menos. Não importa. A dor não se quantifica.
Eu sofro, queixo-me. E também sofro com os teus queixumes, com as tuas dores.
Físicas ou não, legítimas ou estúpidas, mais ou menos intensas. O que importa isso?
Sofres, eu sofro. E consolo-te. E não me é agradável sentir que, quando eu sofro as minhas dores, alguém as quantifica, relativiza e diz para eu não julgar que sofro mais do que os outros.
Nunca julguei que o meu sofrimento fosse maior. Mas, decerto, é desconhecido de todos.

5 comentários:

  1. Estou completamente de acordo... A dor não se quantifica! Nem de longe nem de perto. Cada um a sente à sua maneira.
    Força! :)

    ResponderEliminar
  2. E quem nos dera saber como curar as dores. Os dias seriam muito mais fáceis. Mas, talvez, muito mais insípidos, tambem.

    ResponderEliminar
  3. Acho que sentir dor (de alma) é um claro sinal de se ser "emocionalmente saudável" e de que os afectos estão no lugar certo. Há pessoas tão "emocionalmente doentes" que já nem sentem dor. Parecem bonecos telecomandados capazes de passarem por cima de tudo e de todos. São os chamados "insensíveis". Isso sim é grave...porque essa gente, no geral, causa dor aos outros.

    ResponderEliminar
  4. A Dor, é o quinto sinal de vital, em saúde. A Dor, sofre tentativas de medição, muitas vezes de 0 a 10 ou então atráves de rostos de bonecos que sorriem, ou que estão tristes. Não seria dado um papel tão importante à Dor, se ela não pesasse tanto na vida do indivíduo. Apercebo-me, mesmo sem querer, que o olhar vago de alguém pode já ser uma preocupação. Infelizmente, precisamos dela para crescer, mas por vezes podia dar-nos tréguas:)

    ResponderEliminar
  5. Realmente, Fabi... Vale mais sentir dor e ser "emocionalmente saudável" do que não sentir nada de todo.

    Patrícia, obrigada pelo comentário técnico acerca do tema. =) Um beijinho

    ResponderEliminar