13/01/2011

"Segue o Coração - Não olhes para trás", de Lesley Pearse

Ao olhar para o seu volume (são quase 800 páginas), cai-se facilmente no engano de pensar que tamanho livro só pode ser uma narrativa pesada e enfadonha... Mas tal não é de todo verdade.
A história é narrada com uma fluidez que nos faz ir continuamente virando a página e, quando damos conta, estamos a meio do livro sem se ter tornado maçador ou repetitivo e prometendo sempre mais.
Apesar das personagens admiráveis e cativantes, da trama envolvente, terna e, por vezes, dramática, julgo que o mais valioso neste livro é o período histórico que descreve: iniciando em 1842 e estendendo-se até ao início do sec. XX, viajamos da escura e suja Londres, para uma ainda pequena, embora frenética, Nova Iorque; daí partimos em direcção ao Missouri, no centro dos EUA; mais tarde vemo-nos em Oregon, no norte da costa ocidental norte-americana, alternando um pouco com São Francisco, na California. Não sei, ainda, onde vamos terminar, porque ainda não acabei a leitura. Mesmo assim, resolvi vir aqui fazer já o meu "acto de contricção" porque, quando me ofereceram o livro, achei o título demasiado superficial e óbvio; ainda para mais, com tanta página, o meu primeiro pressuposto foi "isto vai ser muita parra e pouca uva". Mas, com a leitura, vamos descobrindo que, mais do que um resumo, aquela frase é uma presença constante e influente na vida da personagem principal. É a ilação que retiramos.
É admirável o retrato pintado dos EUA, esse país tão jovem, se comparado com as nossas fronteiras de 900 anos, mas que resultou da coragem, despojamento e sacrifício de tantos homens e mulheres, provenientes de todos os cantos do mundo conhecido de então. Chego a compreender aquele orgulho exacerbado que se pressente em todos eles, decididamente arrogantes, julgando-se donos do mundo; e admiro agora ainda mais a grandiosidade dessa nação que começou por ser o destino dos condenados e miseráveis das grandes potências de então, e também o alvo dos mais abastados, que viam nessas terras virgens e ocupadas pelos índios oportunidades de prosperar; começou por ser dependente de tudo o que era importado do mundo civilizado e tornou-se auto-suficiente devido à imaginação, perseverança e idealismo dos seus primeiros cidadãos.
É uma narrativa comovente, profundamente romântica sem ser melosa, edificante e optimista apesar de tudo, apesar da doença, da morte, das dores, das saudades, do sacrifício, do destino tantas vezes injusto.

12 comentários:

  1. Também adorei este livro e não poderia fazer melhor descrição.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já leste??! Uau!!! O livro é de Novembro de 2010 e não se lê propriamente em dois dias... Bravo! =) É uma história lindíssima, a primeira que leio desta autora. Vou andar de olho nela... Beijinho

    ResponderEliminar
  3. ola! so um pormenor! 1942 ja e no sec XX! tou sp atento aos pormenores! qt a tu a descrilao faz me achar o livro bastante interessante! tou tentado a comprar! beijo

    ResponderEliminar
  4. Cafi, atentíssimo, como sempre!!!lol
    Eu queria dizer 1842... vou já compor! Obrigada! Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá.. estou a ler o livro também! estou a gostar imenso! devorei logo 4 capítulos numa noite:D

    ResponderEliminar
  6. Anónimo, o livro é mesmo de se agarrar e não querer largar até ao fim... Até porque a intensidade da narrativa vai em crescendo e, mesmo no fim de um capítulo, temos o impulso de começar a ler o seguinte... Vais gostar de certeza! Agora ando a ler o "nunca me esqueças", da mesma autora e também promete!

    ResponderEliminar
  7. Já li 2 livros desta autora o "Nunca me esqueças" (foi o primeiro) e terminei recentemente o "Segue o coração não olhes para trás". Ambos os livros narram histórias de mulheres incríveis e acho impossível não ser tocado por esta narrativas. Foram, sem dúvida algumas, duas histórias que mudaram a minha maneira de ver as coisas. Apesar desse livro ter 782 páginas, termina-se rapidamente, com vontade que não tivesse chegado ao fim. Adorei!

    ResponderEliminar
  8. Caro(a) Anónimo(a), foram precisamente esses dois os livros que eu já li desta autora. Talvez por ter lido primeiro o "Segue o Coração", o "Nunca me esqueças" não me fascinou tanto, por ser uma história um pouco mais crua, as personagens menos elaboradas e cativantes... De qualquer forma, ambas têm grandes ensinamentos e proporcionam um enorme prazer de leitura, que é, no fundo, o objectivo! =)

    ResponderEliminar
  9. Álguem me pode fazer o resumo do livro, por favor ? :) ( Quem já o leu)

    ResponderEliminar
  10. Grande livro, grande leitura. Muito bom, o retrato de uma época e que pode muito bem servir-nos a todos de lição para as nossas vidas do século 21.
    Francisco Oliveira

    ResponderEliminar
  11. Francisco, é verdadeiramente uma lição! E uma aula de história! Mas uma que dá um enorme prazer aprender! =)

    ResponderEliminar
  12. Já li 4 livros desta autora(Segue o coração, nunca me esqueças, procuro-te e sonhos proibidos) , ela e a minha autora preferida e os livros dela são todos muito comoventes e a partir do momento em que se começa a ler um livro dela, nunca mais se quer parar.

    ResponderEliminar