01/02/2011

Confiar

Confia quase sempre. Confia demais. Só não confies quando tiveres provas inequívocas de que não deves. Já todos caímos desamparados por causa disso, mas oxalá não mudemos. Oxalá a vida não nos magoe tanto que nos faça perder esta natureza!
Vale mais confiar e viver tranquilo, do que desconfiar e viver permanentemente a olhar por cima do ombro à espera de uma traição.
Quem confia é feliz, ainda que sofra. Quem confia está a dar uma prova de que é digno de confiança. Quem confia não tem medo. Sabe que se entrega nas mãos de outrém mas não teme. Aquele que confia é bem aventurado. Quem confia nos outros demonstra que, acima de tudo, tem confiança em si próprio (François la Rochefoucauld). A confiança não carece de explicação, nem necessita de justificação. A confiança é um acto de fé, e esta dispensa raciocínio (Carlos Drummond de Andrade). Um acto de confiança dá paz e serenidade (Fiodor Dostoievski).

Tive um amigo que era pessimista, desencantado, triste, solitário, frustrado e azedo. Todos estes males tinham a mesma raiz: a desconfiança que ele votava aos que o rodeavam, inclusivamente àqueles que eram seus amigos sinceros e desinteressados. Perdeu-os a todos. E, o pior, é que continua a achar que teve razão e que foram os outros que erraram.

Se eu desconfiar, estarei a inspirar uma deslealdade que se há-de virar contra mim. Da mesma forma que, à força de confiança, pode-se colocar alguém na impossibilidade de nos enganar (Joseph Joubert) porque, se o fizerem, cobrir-se-ão de vergonha.

Em últma análise, confiar é uma virtude, uma capacidade. E é triste e estéril aquele que não a tem.


Para a Bel.

4 comentários:

  1. Fantástico! Sublime! Espectacular!
    Adorei...Sei que me estou a tornar repetitiva e digo sempre as mesmas coisas, mas tu, de facto, esceves muito bem. Assim como tu o dedicas à Bel, eu pegava nele e "esfregava" na cara de algumas pessoas que... enfim!

    Pah... publica um livro! :)

    ResponderEliminar
  2. Querida Marlene...
    Eu dediquei à Bel porque ela é assim: confia. E, num momento menos bom, precisou que eu lhe lembrasse porque é que vale a pena continuar a confiar... Espero ter estado à altura! =)

    Quanto ao livro... acho que não. Prefiro vir aqui, sem responsabilidades, mandar as minhas postas...lol
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Pois... Olha eu dedicava a algumas pessoas que vivem desconfiadas de tudo e de todos... que precisam de ler pa ver se acordam pra vida! São uns infelizes, e sabem que o são, mas mesmo assim preferem continuar a desconfiar, porque como dizem: confiar é meio caminho andado pra ser traído! :S
    Oohhh mentes "traumatizadas"! :S

    ResponderEliminar
  4. Pode ser que se "converta" alguém... =) mas não creio. Gente desiludida precisa de mais do que um texto para voltar a acreditar... Um beijinho

    ResponderEliminar