09/04/2011

Olá Silêncio

(imagem retirada da internet)
...queres ser meu amigo? Suponho que não tens muitos. Não conheço ninguém que te tenha em alta conta. Se apareces no sossego e vazio da casa, assustas, como se fosses a antevisão de algum vacuo sepulcral arrepiante. Se, por outro lado, fazes a tua aparição atrevidamente, no meio de um grupo de amigos, todos se movem nas cadeira, desconfortáveis, vêem as horas, suspiram, pedem mais um copo e, sem qualquer consideração por ti, ocupam ultrajantemente o teu lugar com palavras ocas e desnecessárias. E tu vais-te, tão subtilmente como apareceste. Ninguém te curte.

Tens uma presença forte. Não é à toa que se diz às vezes que "havia um silêncio ensurdecedor". Ninguém sabe ou quer conviver contigo. Tens que entrar à socapa e, mesmo assim, és logo escorraçado, sem teres oportunidade de mostrar a tua graça pacificadora e sensata.

Vem ser meu amigo. Hoje ninguém me curte, também. Se vieres comigo, eu vou guardar a meu lado espaço para ti. E vamos estar bem no meio dos outros. Vamos travar conversas sábias e serenas, que mais ninguém vai escutar. Vamos ser cúmplices, sem nos importarmos que outros nos estranhem.

Se tivesses vindo comigo esta manhã, já teria evitado alguns dissabores... Por onde andas? Vem vedar-me os ouvidos e selar-me a boca. ...Sim, provavelmente, amanhã vamos encontra-nos e eu vou passar por ti e fazer de conta que não te conheço. Vou pousar a mala na cadeira livre ao pé de mim, como sinal gritante de que não quero companhia... pelo menos, a tua. Mas vamos ser amigos à mesma. Porque todo o terrorista tem os seus amigos que, obviamente, não querem nem podem ser vistos com ele em público.

Anda, vem...

7 comentários:

  1. Epá...
    Admiro a tua capacidade de de expressares o que te vai na alma de modo tão intenso!
    Fantástica esta forma de falar com o silêncio assim "lado-a-lado"...
    Bem, estados de espírito à parte, parabéns por conseguires "prender" quem te lê! :)

    ResponderEliminar
  2. Sorry carissima mas hoje precisei dele, não é o melhor dos amigos, mas há momentos em que nos faz bem...um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Marlene, já não aparecias há tanto tempo! =) Falar com estas "entidades" olhos nos olhos serve muitas vezes para me serenar... Resultou, mais uma vez... =) Que bom que gostaste... como sempre! Beijinho.

    Papoila, tu já o tiveste hoje e agora tenho-o eu. Tou sozinha com ele, o Silêncio, em casa a um Sábado à noite. É bom... =)

    ResponderEliminar
  4. "Vamos ser cúmplices, sem nos importarmos que outros nos estranhem"

    Adorei esta frase... expressa tanta coisa em tantos contextos =D *

    ResponderEliminar
  5. Mildness, às vezes, sem querer, ainda digo qualquer coisita gira... =)

    ResponderEliminar
  6. Dizes muita coisa gira, mas depois ha aquelas frases que se adaptam a quem lê... e que adoptamos como verdades absolutas, ou algo assim ;)

    esta transformei em imagem e guardei pra mais tarde recordar :) *

    ResponderEliminar
  7. Hum... assim ainda vou começar a pensar que sou digna de uma entrada no citador.pt =) Obrigada!

    ResponderEliminar