02/10/2011

"As Quatro Últimas Coisas", de Paul Hoffman


O tão aguardado!!!
É o segundo capítulo da Trilogia "O Santuário dos Redentores", sendo o primeiro capítulo "O Braço Esquerdo de Deus", do qual aqui muito entusiasticamente falei...

Esta continuação é menos negra do que o final da primeira parte fazia prever. Fez-me lembrar as sequelas daqueles filmes estilo "MATRIX" ou "Resident Evil", em que o primeiro nos deixa maravilhados e o segundo desiludidos... porque complica e revela lados menos explorados de certos locais, enredos e personagens... E quase sempre isso se revela mais enfadonho do que no primeiro capítulo, que é todo deslumbramento e descoberta... De modos que foi um tudo-nada mais pobre do que aquilo que estava à espera. Além de que vemos algumas das personagens em situações que, por aquilo que sabemos delas da leitura anterior, são um bocado estranhas e inesperadas.

A honra do convento salvou-se porque Thomas Cale continua uma personagem fascinante, com um lado deliciosamente negro e cruel, muito retorcido e maltratado... e também porque a história, à semelhança do que aconteceu no primeiro volume, intensifica-se nos últimos capítulos e, graças ao Redentor Enforcado! (private joke...), faz lembrar o que tanto nos cativou n'O Braço Esquerdo de Deus... De modos que, apesar de ter sido uma leitura aquém daquilo que esperava, eis-me novamente desejosa de pôr as garras na terceira e (espero!) última parte da história!

2 comentários:

  1. Em breve conto também vir a ler esta sequela, pois achei o primeiro bastante bom.

    Espero é que seja mesmo uma trologia e não venha a acontecer como o Eragon de Cristopher Paolini, que era uma trilogia que virou quadrologia não tendo o último volume sido ainda publicado. LoL.

    ResponderEliminar
  2. Caro Utópico, espero sinceramente que este livro te agrade, uma vez que gostaste tanto do primeiro! Ele não é nada mau, atenção... apesar de eu não ter dito maravilhas sobre ele. Mas acho que isso se deveu apenas a ser diferente do que eu esperava... Enfim! Vou aguardar que leias e que comentes, depois! =)

    ResponderEliminar