08/07/2012

"A Feira das Vaidades", de William Thackeray

Finalmente!!!
Andei mais de dois meses para ler isto...!
Devo reconhecer que, como relato histórico e documental da vida social da primeira metade do séc. XIX em Inglaterra, é notável. Há uma certa acidez e ironia, próprias da sátira, no retrato da sociedade hipócrita, que sacrifica o "ser" a favor do "ter" ou "parecer".
Talvez por ter sido escrito na época que foi, por um homem, ainda por cima... Um daqueles que se consideravam eruditos e iluminados, mais do que os outros, pelo menos... Talvez por causa disso, dizia eu, não é um livro de fácil leitura. A linguagem demasiado composta, de frases excessivamente longas e floreadas, dificulta a fluidez da leitura.
...Já para não dizer que o livro tem 703 páginas e, sem exagero, só muito para lá da 500º é que a coisa me pareceu ficar ligeiramente interessante,com ocasionais episódios mais empolgantes...
Enfim, é um clássico e coiso... Mas não me extasiou. Pelo contrário...
Entretanto, só para encerrar a coisa, vou ver o filme... Espero que seja um tudo nada melhor...

3 comentários:

  1. Finalmente conseguiste. Eu não sei quando vou acabar de ler o livro que tenho na mesinha de cabeceira. Quando chego à ama nem 2 minutos estou acordada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pela descrição, também não me entusiasma muito! Além de que, embora acredite que os livros não se medem às páginas (muitas ou poucas), não sou grande fã de calhamaços... Costumo ler deitada e um volume desses atrapalha! :)

    Claro que leio, mas é preciso que o livro seja muuuuito interessante. Como os de Larsson, por exemplo! E se só começa a interessar lá para a 500ª, e com linguagem rebuscada ainda por cima, olha, vou deixar para uma próxima encarnação... :)))

    ResponderEliminar
  3. Brown Eyes, isso de adormecer logo que se cai na cama não é motivo de queixa. É uma benção! É sinal de um dia preenchido e de uma cabeça cansada mas sossegada... a leitura que espere! =)

    Teté, eu detesto falar mal dos livros porque posso estar a deixar uma má impressão em alguém que até poderia gostar da leitura. Tento sempre fundamentar a minha opinião. No teu caso, se ler deitada é o teu hábito, este é, definitivamente, um livro para deixar de lado... =)

    ResponderEliminar