24/07/2012

"Hotel Memória", de João Tordo

Não tenho a certeza mas acho que foi o primeiro romance publicado por João Tordo... Requisitei-o na biblioteca na esperança que fosse um pouco do que li n' "O Bom Inverno", o único livro que tinha lido dele até então... Encontrei, de facto, um pouco...

O livro é bom. Começa no mesmo tom confessional do narrador que fala na primeira pessoa (à semelhança do outro), a história tem um crescente de estranheza e mistério (idem), puxa para uma leitura quase compulsiva (idem), o estilo de João Tordo continua a ser límpido, directo e encantador (idem, idem, idem)... Mas, a dada altura, é excessivo. É excessiva a reviravolta, é excessiva a coincidência, são excessivos o terror e a dor, e excessivamente excessivo é o capítulo dedicado à viagem ao passado através das memórias escritas de um dos personagens centrais, entretanto falecido... É longo e, a dada altura, aborrece porque não se avista ao fundo o ponto onde essa história vai coincidir com a narrativa principal que, entretanto, ficou suspensa.
E, depois de tantas peripécias, enxertos de porrada e misérias, o regresso à normalidade parece ridículo... Os últimos capítulos são estranhos porque tudo o que foi extremo terminou e parece impossível haver vida normal depois disso. É claro que a há... na vida real isso acontece. Mas nós não estamos habituados a vê-lo. Como nos filmes, depois da grande provação, o nosso herói cheio de mazelas encosta-se, a descansar, sem acreditar que está vivo e depois tudo escurece com uma música suave ao fundo e, quando a luz regressa, já se passaram meses e ele está fino... Aqui, não... Aqui acompanhamos esse tempo de cura dolorosa e introspecção... E é estranho. É pouco credível... Gostei, mas não encantou. Tem um cheirinho de "O Bom Inverno" mas é bem evidente a maturidade que o João Tordo tinha alcançado quando escreveu este último.

6 comentários:

  1. Ainda não li nada de João Tordo, talvez esteja na altura. A começar pelo que tu mais gostaste, que as dicas servem para isso, mesmo que os gostos sejam diferentes... :)

    ResponderEliminar
  2. Teté, vale muito a pena conhecer a escrita de João Tordo. Eu não tenho grande conhecimento dele, só li estes dois livros mas "O Bom Inverno" é genial. E é um bom livro de Verão, que nos faz abstrair do calor, e que nos enche de ansiedade sem, no entanto, termos que pensar muito... Eu recomendo! =)

    ResponderEliminar
  3. Estou de regresso e passei para a cumprimentar.
    Nunca li nada do João Tordo, mas terei de suprir essa lacuna.
    Bom fds

    ResponderEliminar
  4. Carlos, recomendo vivamente O Bom Inverno. Insere-se no estilo romance mas não é nada de mariquices... E há que conhecer e aplaudir as jovens promessas da literatura nacional! =)

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    gostaria de saber se estaria interessado em vender o livro.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. olá, boa tarde... como referi no post, o livro foi requisitado na biblioteca municipal. Não era meu =)

    ResponderEliminar