07/12/2012

"A Solidão dos Números Primos", de Paolo Giordano

 
Este é um daqueles que constaria da lista restrita de livros "A tua casa está a arder e só podes levar meia dúzia deles".
Comprei-o e li-o em Fevereiro de 2010. No final, lida a última frase, fechei-o e abracei-o com força. É a forma mais simples e mais directa que tenho para caracterizar o efeito que teve em mim.
 
Guardei-o e agora cedi à vontade de o reler, de o re-sentir. Porque este livro não se pensa ou lê, simplesmente. Tem que ser absorvido e respirado.
 
Os números primos são números solitários. Singulares. Divisíveis apenas por si próprios ou pela unidade. E há pessoas, como Alice e Mattia, que são como esses números primos. Especiais e inconfundíveis, inevitavelmente isolados, cheios de segredos e encantadores, se os soubermos olhar com atenção. Basta ler a sinopse para ficar com uma ideia, muito ligeirinha:
 
Alice é obrigada pelo pai a frequentar um curso de esqui para ser forte e competitiva, mas um acidente terrível deixará marcas no seu corpo para sempre. Mattia é um menino muito inteligente cuja irmã gémea é deficiente. Quando são convidados para uma festa de anos, ele deixa-a sozinha num banco de jardim e nunca mais torna a vê-la. Estes dois episódios irreversíveis marcarão a vida de ambos para sempre. Quando estes “números primos” se encontram são como gémeos, que partilham uma dor muda que mais ninguém pode compreender.
 
E é isto. Tão simples, mas tão profundo. Já o recomendei e emprestei a algumas pessoas e não me pareceu que ficassem tão tocadas como eu... Acredito que seja uma questão de sensibilidade. E de compreensão. Porque me sinto às vezes como um número solitário, sem gémeo... Não nos sentiremos todos, de vez em quando?
 
Só uma notazinha, sobretudo para as meninas... Vale muito a pena ir espreitar o escritor... Este Paolo Giordano é um regalo...

10 comentários:

  1. Agora fiquei cheia de vontade de ler este livro! Depois digo-te as minhas impressões.
    (Já agora, eu acredito em almas gémeas!)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, fico tão contente quando me dizem que vão ler os livros de que falo...! É sinal que consegui transmitir o quanto gostei e tenho esperança que, quem o ler, goste também e sinta a mesma satisfação... Espero que gostes! =)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Catsone... peço desculpa mas este não pode ficar para a terceira idade... é preciso uma mente fresca, inocente e que se agite com o vendaval das emoções... A terceira idade, penso eu, será para leituras mais altas e clássicas. Além de que cada capítulo é pequenino...um por dia e tá muito bem... faz-me essa vontadinha, vá.... =)

      Eliminar
  3. Belíssima sugestão: como tinha o livro para ler na estante e estava entre livros... já comecei! :)

    Bom fim de semana e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teté, que contente fico por saber da coincidência... Fico ansiosamente à espera da opinião... =)

      Eliminar
  4. Gosto de números :) Gostei do escritor, esse é daqueles escritores que vale bem a pena que venha a sua fotografia a ocupar a contra capa toda do livro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poppy, infelizmente, na edição que eu tenho, nem a ocupar a capa toda, nem num quadradinho minúsculo... a beldade não aparece. Abençoado seja o Google! =)

      Eliminar
  5. Mais um para a lista. Se tu recomendas! Não sei é quando vou começar a riscar essa bendita lista. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brown Eyes, cada vez me convenço mais que tenho sorte, muita sorte, porque tenho tempo para ler páginas às dezenas, cada dia, se a tanto os meus olhos ajudassem... =)

      Eliminar