01/12/2012

"Cem anos de solidão", de Gabriel Garcia Márquez


Primeiro livro que li deste colosso... o pouco que li de escritores hispano-americanos não me cativou muito, daí ter demorado um tempo a dar oportunidade a este. Mas gostei.
A história é complicada, tal como me tinham avisado, muito por culpa da quantidade de membros e das várias gerações da família Buendía que se cruzam e se relacionam às vezes de maneira estranha, mais ou menos animalesca, mais ou menos incestuosa... a edição que eu tenho vem com um esquema da árvore da família, que consultei uma boa dúzia de vezes e que ajudou imenso...
De alguma maneira, fez-me lembrar a escrita de Mia Couto, no sentido em que dei por mim a pensar "sei que esta frase/parágrafo/capítulo tem muito sumo e simbolismo para se retirar e pensar", mas não me dei muito ao trabalho de o fazer. Deixei passar essa parte mais "profunda" ao lado e li apenas pelo prazer de ler...
Tem tristeza e destino, tem loucura e descontentamento, também tem resignação... Tem sonhos e utopias, tem dores e mortes e ascenções luminosas. Tem guerras e amores inadiáveis... E termina com um arrepio poderosíssimo.
Encanta a facilidade com que as palavras surgem e nos sugerem imagens tão nítidas na mente, e entretém a multiplicidade de histórias secundárias, pequenos eventos e pormenores da personalidade das muitas personagens.
Percebo, agora percebo que se diga que este é um dos mais notáveis escritores do nosso tempo.

9 comentários:

  1. tens que ler O Amor nos Tempos de Cólera

    ResponderEliminar
  2. Não foi dos livros dele de que mais gostei. Muito, muito à frente "Crónica de uma morte anunciada" (é pequenino, lê-se num instante) e "Amor em tempos de cólera", um livro absolutamente extraordinário!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. El Matador e Teresa: challenge accepted! =)obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  4. Livros? Gostava de os ler, gostava... tenho tanta coisa em atraso que vou guardar para a velhice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tenhas uma velhice longa e pacata, então, Catsone. Porque aeria uma pena nunca teres oportunidade de leres certas coisas... =)

      Eliminar
  5. Um grande livro e um grande escritor, que já li há muitos anos. Com muita concentração, para não me perder, até porque as personagens da saga familiar têm todos nomes muito idênticos, se bem me lembro! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teté, lá está... a árvore de família foi providencial... =)

      Eliminar
  6. Quando leio livros com muitas personagens e enredos tenho de fazer uma espécie de árvore de nomes, pois tenho alguma dificuldade a fixar nomes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste livro, essa táctica, mais do que útil,é necessária... =)

      Eliminar