12/12/2012

The Words - As Palavras

Este é uma daqueles filmes extarordinariamente simples, tão leves e despretensiosos, que começamos a ver numa de "a ver o que sai daqui", e aos 6 minutos já estamos completamente agarrados...
Eu tenho muito a mania de falar na primeira pessoa do plural, porque acho (oh, doce egocentrismo) que toda a gente vai ter a mesma reacção e opinião que eu.



O filme é belíssimo. O trailler levanta uma pontinha do véu... mas só vendo. Só vendo, porque não há floreados, nem reviravoltas, nem cenas de suster a respiração...o filme vê-se enquanto se respira devagar... e se inspira o que se vê e o que se ouve da boca das personagens, lindas, todas!
 
Este filme cai-me no colo sem eu pedir... pela mão de um amigo. E eu vi-o, para passar tempo, mas fui apanhada desprevenida... E agora penso... penso no peso das palavras. No poder que passa pelos dedos de quem escreve. Como tecem uma teia (às vezes com o coração, outras vezes com a inteligência eloquente), uma teia que envolve os que lêem... Se só se passar os olhos pelas palavras, o feitiço não funciona. É preciso lê-las. Ler o que elas dizem e saber ir escolher entre os seus mil significados aquele que o escritor lhe quis imprimir.
 
As palavras têm peso. Os gestos têm peso. A mim pesam-me. Pesam-me no peito a ponto de me fazer dificil inalar o ar e aflitivo exalá-lo.
Tenho medo de palavras e gestos que possam vir das mãos do amigo, que sejam apresentados como dádivas, como um agradecimento pelo meu sorriso, que é sempre grande, como uma brincadeira, como um laço... Tenho medo que venham muitas coisas...e que eu não suporte o seu peso.

10 comentários:

  1. Fiquei curiosa. Parece ser realmente muito bom! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Fala-se muito no peso das imagens que até valem mais do que mil palavras e no peso dos actos que segundo diz a gíria só eles provam o que quer que seja, já eu nunca subestimei o poder das palavras, não é por acaso que os livros, esses aglomerados de palavras têm o peso que têm na história.

    Se se vê tranquilamente e sem sobressaltos é bem diferente do filme "Os homens que odeiam as mulheres", sim cheguei a ver, só ainda não falei dele mas hei-de falar :D foi uma óptima sugestão já agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uiii.... este filme é os antípodas de "Os Homens que Odeiam as Mulheres"...lol
      Entretém, mas por um caminho diferente. Embala, mais do que entretém.

      Eliminar
  3. Bem não sei se o peso a que te referes é "pesado" ou "leve" mas estou em crer que vais suportar. Ao longo da vida suportamos muitos pesos que nos vão ajudar a ficar "super fortes". Quanto ao filme parece interessante, vou procurar na net. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "peso" de que falo é leve, normalmente. Eu própria o sinto leve, raras vezes. O problema é o resto do tempo, em que me esqueço da simplicidade de tudo e complico até ao infinito... =)

      Eliminar
  4. Também gostei do filme, embora não com tanto entusiasmo como tu! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teté, eu fico logo toda tolinha...lol
      Talvez tenha sido influenciado também dos eventos recentes... mas é um lindo filme!

      Eliminar