22/01/2013

"Salva-me", de Guillaume Musso


Após a leitura de "E Depois...", atirei-me avidamente a este...
Estou ligeiramente desiludida, porque as minhas expectativas começaram por estar nos píncaros.
O grande erro, creio, foi ler os dois assim seguidos. Estes livros têm uma profundidade muito serena e apaziguadora, apesar das questões perturbantes que são colocadas. No primeiro, sem estar à espera, fui "puxada" desta vida quotidiana para um mundo onde respirei mais devagar e me encantei com as personagens. Sem sair desse encantamento, comecei logo com este livro, portanto perdi a oportunidade de sentir novamente aquela fuga para algo alternativo...
Este livro, escrito um ano depois de "E Depois...", desenvolve-se na mesma linha de vidas mais ou menos rotineiras levadas por personagens encantadoras, e que são abaladas por um acontecimento ou revelação que os confronta com a possibilidade da perda ou da morte...
A sinopse reza assim:
 
Uma história encantadora repleta de fantasia, suspense e amor.
O insólito encontro entre Juliette e Sam é explosivo e mágico. Mas o apaixonado fim-de-semana que vivem juntos é maculado pela mentira. Sam, viúvo, diz ser casado; Juliette, empregada num café, diz ser advogada.
Juliette tem de regressar a Paris e Sam acompanha-a ao aeroporto. É o instante decisivo em que o destino de ambos pode mudar, mas nem um nem outro ousa pronunciar as palavras necessárias.
Meia hora mais tarde, chega a notícia: o avião de Juliette explodiu
em pleno voo. Sam é agora um homem desesperado. Está longe de imaginar que a história deles não acaba aqui...
 
Por oposição à anterior, esta história é mais elaborada, mais complexa... Caindo um pouco, na minha reles opinião, na vulgaridade das histórias de gente normal que vira super-herói e anda envolvida em perseguições e pancadaria e tiroteios sem se dar bem conta do como ou porquê... Isso, a meu ver, tira um bocado a beleza que residia na simplicidade da primeira história que li deste autor...
Por comparação, acho que perde. Mas não deixa de ser um belíssimo livro!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu também não sabia dele até há coisa de duas semanas atrás... =)

      Eliminar
  2. Não conheço o autor. Tenho pena não poder deixar-te um comentário mais sólido mas, infelizmente, a leitura está de momento de lado. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tantas vezes as coisas simples estão repletas de beleza. Este segundo livre do que me parece perdeu a simplicidade mas de certo que ganhou pontos em outros domínios :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida... mas, se me perguntarem, aos pontos, ganha o primeiro... =)

      Eliminar