29/04/2016

Sobre os sorrisos

No trabalho, um turista australiano velhinho, interrompe-me enquanto lhe falo para perguntar:
How do you know you are in Portugal?
Eu respondi que não sabia... Ele disse-me que sabe que está em Portugal quando vê um sorriso como o meu, porque em todo o lado onde foi, sempre sorrisos assim calorosos, e enquanto ele falava eu sorri mais e ele, cheio de satisfação exclamou "see?! There you go!"
Disse ele que não se vê sorrisos assim noutros sítios. Na Rússia, por exemplo... Respondi que, com o clima de lá, se calhar eu também não teria muita vontade de rir, ao que ele respondeu que na Austrália o tempo é bom e mesmo assim não se vê as pessoas sorrir como em Portugal.

Que velhinho amoroso, que mesmo num dia em que andei com uma nuvem cinzentona a pairar teimosamente sobre mim, viu luz no meu sorriso de olhos tristes.

3 comentários:

  1. Olha que boa observação para caracterizar os portugueses:-))

    ResponderEliminar
  2. Mas quando sorrimos os nossos olhos também se alegram... :)
    Gostei deste post e do velhinho australiano. :)

    ResponderEliminar
  3. Temos uma vida muito fechada em relação a outros países europeus. Lembro-me muito bem quando começou a crise em Espanha, os espanhóis ficaram destruídos e nós levámos tudo com mais facilidade. Porquê? Estamos habituados a fazer sacrifícios e a viver uma vida miserável com um sorriso nos lábios, a exigir pouco da vida e a questionar menos ainda. Aliás tem havido alguns estudos sobre isso e apesar de termos dos rendimentos mais baixos da Europa consideramo-nos pessoas felizes. Em Espanha as pessoas socializam muito e quando os rendimentos baixam deixam de poder conviver com os amigos e isso deprimi-os bastante. Eles saem de casa diariamente. Nós saímos nos fins de semana e se não podermos acabamos por ficar a ver TV, sem stress. Um elogio desses levanta o astral não é? Nós elogiamos pouco. Essa é uma das coisas que eu faço questão de fazer, elogiar quem merece, mas também faço o contrário quando é necessário. Beijinhos

    ResponderEliminar