09/04/2017

"médico, cura-te a ti mesmo"

...ou, já que estamos na Quaresma, "Jesus, salvaste os outros, salva-te a ti mesmo".
Sou perita em confortar outros, em fazer-lhes ver que, apesar das tristezas que vêm regularmente, como marés, as suas vidas estão cheias de beleza, de tesouros... As oportunidades perdidas são, na verdade, escolhas feitas. Os erros são manifestações de humanidade e a aprendizagem que deles vem é valiosa. As cicatrizes são património histórico. À custa das muitas terapias que já fiz, em busca da serenidade para mim, aprendi muito e presumo muitas vezes compreender as feridas emocionais de cada um...
E depois fico só. E reparo em mim. E às vezes a beleza do dia não é suficiente. Não chega para sentir que vale a pena estar aqui. Às vezes, a beleza do dia parece exactamente o contrário, parece ser uma afirmação irónica contra o meu estado de alma tantas vezes melancólico. Os meus próprios tesouros e as escolhas que fiz parecem mesquinhos. Não me sinto corajosa, sinto-me pequena. Sinto o peso do que me falta. E não há distracção que me valha, porque em todas elas sinto a pena do que já não tenho, do que está ausente.
E assim, veio-me esta ideia... Preciso fazer comigo, aquilo que faço pelos outros. Levantar-me a mim mesma.

8 comentários:

  1. Às vezes também sinto um pouco isso. É mais fácil dizer do que fazer. Mas não há como respirar fundo e tomar a decisão de resolver as coisas. Força nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Luisa... começa tudo pela tomada de decisão... mas às vezes é como se a criança mimada que há em mim cruzasse os braços e amuasse no canto, recusando agir. Desejo-te força na tua luta também! =)

      Eliminar
  2. E de que é que está à espera?
    Força!!
    Beijos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada pela força, Pedro! um beijinho e boa semana!

      Eliminar
  3. É uma busca incessante da plena harmonia, consciente de que a perfeição nunca existirá. E esse peso, será sempre o teu fardo se não fores mais tolerante contigo própria.

    Gostei muito da tua introspecção.
    Força e não deixes que a proposta fique apenas no papel.

    Bjnhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, mz! Carregamos fardos desnecessários pelo medo de nos vermos simplesmente de mãos vazias. Mas o caminho vai-se fazendo. =)

      Eliminar
  4. Obrigado eu :P
    Então depois quero ver os resultados, pode ser?

    Nunca é tarde para resolver o que quer que seja!! Ficamos à espera dos desenvolvimentos e, já sabes, o caminho é sempre em frente! Estamos aqui :')

    NEW OUTFIT POST | Embroidery Satin Bomber + Tutorial DIY Zara Jeans :o
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Um beijinho e obrigada, Miguel. Quando fizer, partilharei resultados... =)

    ResponderEliminar