18/05/2011

Acerca da teimosia

Se há coisa que me irrita solenemente (além das pessoas que param a conversar no meio de passeios estreitos, obrigando-nos a ir para a estrada ou a passar no meio delas) é aquela típica sequência de:

- Diz-me qual é o teu pior defeito...

- Hum... deixa cá ver... tenho muitos! ...para começar, sou muito teimosa...

Isto faz-me pele de galinha e deixa-me os cabelos eriçados. Porque por detrás desta "teimosia" está um "tenho convicções firmes, uma personalidade muito vincada, sou uma pessoa de princípios muito fortes, sou tão fofinha!". Ninguém acredita verdadeiramente que a teimosia seja um defeito e é por isso que, quando confrontados com a pergunta desagradável, a pedir podres escandalosos e vícios imperdoáveis, a bota seja muito habilmente descalçada desta forma simples e inocente. "Sou teimosa", pronto.

A Teimosia é feminina. A sua conjugação também: dizemos "é teimosa", mas "teimoso" já não soa bem, porque só as mulheres é que são mesquinhas e picuinhas. Porque é disso que se trata, afinal. Aquilo que parece fofinho coberto pelo véu da teimosia é, na verdade, tacanhez, caturrice irritante, insistir na mesma tecla, bater no ceguinho, ser xato que dói, ter uma atitude sobranceira de "eu tenho sempre razão", ser convencido e arrogante...

Odeio ouvir gente que se diz teimosa, porque parece que a partir do momento em que se reconhecem com esse defeito têm legitimidade para fazer, dizer e insistir em tudo... porque são teimosos.


E o cúmulo, é perguntar a um casal: "qual é o pior defeito da cara-metade?". E qual é a resposta costumada? Ora pois, está claro, a cara-metade é teimosa. E por aqui se vê que a teimosia não é tida verdadeiramente como um defeito, porque se fosse, como ser reles, cínico, mentiroso-compulsivo ou orgulhoso, a cara-metade não o confessaria tão facilmente...

9 comentários:

  1. Carissima quando me chamam teimosa eu atiro um "Teimosa não, persistente" lol mas não é o meu pior defeito!

    ResponderEliminar
  2. Hum... por acaso lembrei-me de ti enquanto escrevia... Tu és das pessoas mais "teimosas" que conheço...lol Mas faz parte. E eu gosto. Não é defeito, é feitio. =)

    ResponderEliminar
  3. Olá B teimosia não é a mesma coisa que persistência, para mim. Alguém é teimoso quando insiste em algo sem razão e não houve os outros e persistente quando tem ideias fixas, não é alguém que se deixe influenciar. Teimosia é defeito, mesmo se a cara metade o tem, persistência pode ser qualidade ou defeito. O teimoso é obstinado, cabeçudo.O persistente inalterável. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Mas Tu tb és teimosa ;p eu sou daqueles exemplos em que se perguntam o pior defeito toda a gente responde "Mau feitio"

    ResponderEliminar
  5. Brown Eyes, a diferença realmente existe... mas é ténue. E com muita facilidade uma persistência passa a ser teimosia ou mesmo obstinação.

    Papoila, eu não me acho teimosa, por acaso... =) desde que me saibam convencer, eu mudo de opinião e atitude com facilidade... Mas o que eu quis criticar não foi a teimosia em si, mas o considerar-se ser um efeito menor e até aceitável.

    ResponderEliminar
  6. Adorei (como sempre) o texto.
    Também reparo que a seguir ao "sou teimosa" vem sempre o "não desisto até conseguir alcançar os meus objectivos". Isso para mim nunca foi teimosia! É persistência. Como diz a Brown Eyes, pode ser positiva ou negativa!
    Sempre me chamaram de teimosa, pelo menos quando era pequena. E sempre foi por ser uma chata que não fazia o que me mandavam! Era teimosa, pronto!

    ResponderEliminar
  7. Tivemos grandes "discussões" por seres ou não teimosa :p

    ResponderEliminar
  8. Ticy, todos somos teimosos até certo ponto. Todos acreditamos que estamos correctos. Todos defendemos a nossa visão até ue nos provem o contrário... É preciso é não levar isso ao extremo. Aí é enervante e pode levar a uma agressão ou assasínio. =)

    Papoila... nós tivemos muitas discussões...e eu gostava. E tenho saudades... =)

    ResponderEliminar
  9. Tb eu, e tenho tantas saudades...

    ResponderEliminar