09/01/2012

Abraço, de José Luís Peixoto


Já o acabei... E que pena...! Como fiz questão de escrever no mural da página oficial do Zé Luís no Facebook, tornou-se um hábito ir dormir só depois de, às vezes lutando contra o cansaço que teimava em chegar, ler um "abraço"... Vários até! É apaziguadora a escrita do JLP, sossega-nos e faz-nos respirar mais fundo e mais devagar, se o soubermos sentir.
É tão intimista, tão terno e informal que dava por mim a responder mentalmente, na impossibilidade de o fazer de facto, a cada ideia, afirmar a minha concordância, refutar ou pedir mais esclarecimentos, tratá-lo por tu... Assim:
Queridíssimo José Luís,obrigada por esta partilha que me soube envolver e comover! Onde te mostras de tantas formas diferentes, tanto como nós...!
Quando falas como pai, choro e amo-te!
Quando falas como filho, comoves-me e fazes-me sentir como se fosses meu irmão.
Quando falas do Amor, é adorável e tão esclarecedora a incapacidade que confessas e que, afinal, revela totalmente o quão bem sabes amar.
És uma voz, uma mão dada, uma dor, uma contemplação e, na impossibilidade de te interromper, cortar a palavra para dizer o quanto te compreendo, como já pensei o mesmo, sinto ganas de agarrar num lápis e escrever por cima das tuas palavras, nas margens, acrescentar páginas, responder-te.
Não percebi porque é que durante todo o tempo que estive na faculdade a minha mãe dormiu mal, ou porque ainda hoje se recusa a ir para a cama até eu estar em casa. Nunca percebi até ler "Hoje eu sei quanta serenidade é necessária para que um pai adormeça antes dos seus filhos".
Como me moves...! Fazes-me hedonista, porque quero saber saborear sabores (aliteração/redundância??) como tu os saboreias.
Saudosista, suspiro por memórias e recordações que são tuas. E quero ver e ir a tantos lugares...!
Todas as noites li duas, três, seis, sete histórias, crónicas, recordações, ABRAÇOS, afinal. E combatia o sono...Só mais uma, só mais uma...
Vou reler-te, de certeza!

7 comentários:

  1. Hum... eu sempre gostei de homens mais velhos... carência de pai, diz a minha mãe. Valorização da experiência, digo eu. =) Mas não tenho muitas esperanças... tudo platónico.

    ResponderEliminar
  2. Bem, parece que vou ter de ler algo deste moço que ouvir tantas vezes falar (bem) atiça a curiosidade.

    ResponderEliminar
  3. A sério?? Mesmo sendo o meu comentário acerca do livro totalmente desvairado e uma declaração assumida de loucura pelo homem, tu ficaste com vontade de ler,Catsone??! ohhh... isso é mais do que eu ousei esperar... =)

    ResponderEliminar
  4. De facto, gostei do que li, ... vou acomodar-me por aqui, ... espero que deixes? Sou reservado, e fico bem em qualquer cantinho.

    Um Abraço do Canto de Cá ...

    ResponderEliminar
  5. Fabi, não imaginas como fico contente quando alguém diz que fica com vontade de ler os livros de que aqui falo...! É sinal que consegui passar bem a ideia do que me agradou! =) e de certeza que irias gostar de o ler!

    Ditonysius, acomoda-te à vontade! Como costuma dizer uma amigo meu que está sempre a convidar toda a gente lá pra casa: Chão há muito!lol nem precisas trazer almofada ou mantinhas, cedo as minhas de bom grado! Abraço

    ResponderEliminar