21/04/2012

"A Rainha Branca", de Philippa Gregory

Há pouco tempo li "A Rainha Vermelha". Sabia que haveria qualquer ligação entre essa Vermelha e esta Branca mas não imaginei que fosse tão próxima. Na verdade, os dois livros contam a mesma História, a mesma época: a Guerra Entre Primos, que foi um tempo conturbado na Inglaterra do século XV. Os mesmos acontecimentos vistos por duas mulheres notáveis e rivais.
Se a Rainha Vermelha na altura não me despertou grande simpatia, por se tratar de uma mulher mesquinha, obcecada e calculista, a Rainha Branca soube ser exactamente o oposto: uma mulher apaixonada mas dedicada sobretudo ao marido (Rei, é certo, mas sobretudo marido), aos filhos e à sua família de origens humildes.
É fantástica a capacidade da autora de relatar os mesmos factos visto pelos olhos de duas mulheres que se odiavam e não ser em momento nenhum repetitiva ou maçadora... Gostei tanto...!
Adoro romances históricos, e as histórias ligadas à época da Guerra Entre Primos e, mais tarde, os Tudor, enchem-me as medidas!
É um romance clássico, de uma moça que foi encontrada por um príncipe à beira da estrada, que o encantou e que pagou um preço demasiado elevado em troca de um amor régio.

2 comentários:

  1. Não sei porquê, mas este seu post fez-me lembrar a Cátia Janine, cuja história comecei a contar há dias...

    ResponderEliminar
  2. "Não sei porquê" realmente...lol mas enfim... vou aguardar os desenvolvimentos da história da Cátia Janine... que susto de nome!!!lol

    ResponderEliminar