24/01/2013

"A Bicicleta que Tinha Bigodes", de Ondjaki


Este livrinho pequinino, de título estranho e capa insuspeita, emprestado pela minha Adorable One, deu-me umas poucas horas de genuíno prazer de leitura... Havia um sorriso a bailar-me nos lábios quase sempre e isso, mais do que qualquer palavra, resume o efeito profundo a apaziguador desta leitura.
Fez lembrar um bocadinho a história d'O Principezinho, pelo tom aparentemente juvenil que esconde verdades universais, aponta dedos e faz bem à alma.
Esta é a história de um menino Angolano que quer escrever uma estória para participar num concurso da Rádio Nacional e ganhar o cobiçado prémio: uma bicicleta com as cores da bandeira angolana.
Nos poucos dias que dura a sua busca por uma ideia que sirva de base para a sua estória, conhecemos  a sua rotina, os seus pensamentos claros e inocentes, os seus amigos e familiares muito pouco convencionais.
O tom é fluído e musical, como só o português de África ou do Brasil sabe ser... Em suma, para pensar um bocadinho, ou simplesmente para descansar a mente no embalo daquelas palavras encantadoras, vale muito a pena dedicar um migalhinho do nosso dia a esta leitura!

4 comentários:

  1. Tu devoras livros a fio. Que bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, tenho tempo... e mesmo quando não tenho, tenho arte para o roubar... =)

      Eliminar
  2. Gosto muito do modo como escreves sobre os livros que lês, e gostei muito do comentário que fizeste à Brown Eyes :) Os títulos dos livros conseguem mesmo ser surpreendentes!

    ResponderEliminar