22/05/2016

"There is no reality"

Sou uma maníaca pela Verdade. Pela forma como as coisas são ou foram, na realidade, não segundo o relato e o ponto de vista de uma ou outra pessoa. E presumo muitas vezes, como sou algo compreensiva e volátil, que consigo ver a Verdade, mesmo entre lados antagonistas. Imparcial, justa, omnisciente, eu. Suprema presunção.

A Verdade não existe. Basta vermos um documentário científico acerca das cores, da nossa percepção delas e do facto de ser a luz a responsável pela nossa visão. As folhas que vemos verdes, não são na realidade verdes.

O que há de mais verdadeiro que um espelho? O espelho reflecte; é o derradeiro equalizador, dá o que recebe, sem filtros.
Mentira! Os espelhos nos provadores das boutiques fazem-nos parecer mais elegantes para não hesitarmos em comprar as roupas. Há um espelho no ginásio onde pareço mais magra. Se olho para o espelho da parade ao lado, pareço mais cheia um bocadinho. Gosto mais desse.
O que se vê ao espelho, não é a realidade. É a realidade reflectida com o defeito que o espelho lhe confere. O espelho não está a mentir propositadamente, ou com malícia. Mas ele, simplesmente, não é uma tábua-rasa; tem um pre-conceito, ou um pre-defeito, e é influenciado por ele que nos devolve o reflexo.

Preciso saber isto. Preciso fazer esta ginástica mental para não levar a sério os pensamentos tristes e fatalistas. Para acreditar que as coisas podem ser, E SÃO, melhores do que aquilo que a minha mente vê. Preciso treinar o riso, o optimismo e a simplicidade.


1 comentário:

  1. Adorei este teu post porque estes temas interessam-me imenso. Sempre vivi obcecada com a verdade e a justiça porque sempre achei que ninguém consegue ser feliz na mentira e com injustiça ou sendo injusto. Mudei, descobri que muita gente vive na mentira e da injustiça e é feliz mais do que eu porque exige pouco da vida e dos outros. Sim porque mentirosos e injustos é o que mais há. Tudo é subjectivo e depende de quem está a observar e a viver. Eu vivo segundo a minha verdade mas deixei de exigir e de lutar para que os outros a vejam como eu. Eu não seria feliz mas eles são. Preocupa-te com a tua verdade, faz tudo para que sejas feliz. Para mim não há felicidade sem verdade, justiça, simplicidade e optimismo mas isto tudo já é intrínseco e é impossível alterá-lo. As minhas preocupações só duram o tempo que leva o meu pensamento a lembrar-me que no passado preocupei-me e, afinal, correu tudo melhor do que imaginei.
    Com o tempo o raciocínio vai ser tão rápido que não vais ter tempo de te preocupares com nada. Tem calma que chegarás lá. Beijinhos

    ResponderEliminar