16/05/2017

"Cá dentro mora gente"

Ontem tive oportunidade de fazer uma sessão de terapia com uma grande Doutora, juntamente com um pequeno grupo de pessoas de tantas proveniências e experiências diferentes mas que se identificam todas com as dores da mente, da ansiedade, do sentimento de que não se é suficientemente "qualquer coisa", que vai de bom, a bonito, forte, digno, inteligente... Há para todos os gostos.
E foi muito bom estar em paz, ouvir e observar. Não aprendi nada de novo, já li muita coisa, já ouvi muita gente, já escutei sugestões de profissionais e já partilhei experiências com doentes...mas um reforço vem sempre a calhar, principalmente quando vem de uma pessoa que irradia uma aura tão serena e empática.
Todos nós guardamos lixo no nosso interior. Todos nós pensamos volta e meia "não fazes nada de jeito, és sempre a mesma coisa". E além deste mau-trato que nos infligimos, ainda aceitamos o que vem de outros, quando nos sentimos desrespeitados ou humilhados. E relembramos, e lamentamos, e ressentimos.
Mas é tudo lixo. Então, a mensagem que ontem eu trouxe é "aqui dentro não entra lixo, só entra amor. Aqui dentro (e estou a colocar as mãos sobre o coração) mora gente".
Trouxe de lá muita paz. Nem me importei por perder o comboio. Nem dei importância ao facto de ter jantado uma triste sandes de lombo fumado na estação. Dentro de mim, o lixo estava a ser descartado.

10 comentários:

  1. Uma mensagem que vou acatar.
    Obrigada.

    Bjnhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toca a assear a casa, mz! Para que a "gente" que existe em ti viva serena =)

      Eliminar
  2. Adorei a mensagem, realmente não devemos permitir que dentro de nós exista algo que não nos faz bem. Temos de viver bem connosco.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não devíamos permitir, Rita, mas tantas vezes andamos carregadas com pesos que não são nossos e que não nos trazem nada de bom, e nem damos conta. Um beijinho

      Eliminar
  3. Uma sandes é suficiente e vale bem a pena quando a justificação é tão boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre tão bom entendedor, Pedro! =) bom fim de semana!

      Eliminar
  4. Que bela mensagem, Briseis.
    Actualmente sou muito limpinho, mas em tempos também deixava acumular bastante lixo dentro de mim!
    Obrigado por este momento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "sou muito limpinho"! Gostei da frase, e acredite que tem a minha admiração, gente asseada transmite coisas boas aos outros, Carlos!

      Eliminar
  5. Adorei a mensagem! O lixo é demasiado pesado e cheira muito mal. O amor torna-nos tão leves que conseguimos voar. Beijinhos

    ResponderEliminar