12/06/2017

Conheço uma pessoa que conhece um senhor... Por acaso é brasileiro mas isso não concorre para esta história. Esse senhor é casado e diz a quem quer ouvir que não precisa da mulher para nada. Não precisa da mulher para ser feliz. E ela sabe disso. E esse é o maior elogio que ele poderia fazer-lhe.
É que ele, na verdade, não precisa dela. Mas escolheu estar com ela. Ele era já um homem inteiro e pleno e gostou tanto dela que a escolheu para partilhar essa existência serena com ela. E ela aceitou-o de igual modo. Não há ali necessidade, dependência, conveniência, um cobertorzinho quente ou um aquecedor de pés. Há a vontade de partilha, deliberação em ser companheiro, ser mais e melhor do que seria ser sozinho.
Isto parece prólogo para um filme ou um livro, mas é real, segundo ouvi dessa pessoa minha conhecida. E é uma bonita lição.
Quantos de nós se identificam com aquela forma de ser? Algum dedo no ar? O meu não, certamente... Mas se der para aprender este estado de ser, eu vou consegui-lo.

8 comentários:

  1. Antes de gostarmos de alguém, temos de gostar de nós próprios, a felicidade começa aí, o resto vem por acréscimo :)

    ResponderEliminar
  2. Não casei por precisar de me completar.
    Casei porque me sentia melhor com a outra pessoa que sozinho.
    Só isso.

    ResponderEliminar
  3. Acho essa fronteira entre o "precisar" e o "escolher" bastante ténue. Há sempre uma necessidade em qualquer escolha que façamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, Luisa... Eu gosto tanto de ter estas teorias todas muito bem catalogadas e arrumadas e agora essa reflexão veio desarrumar tudo outra vez, porque é muito verdade... =)

      Eliminar
  4. Amar sem depender,existe? Não sei. Acho que acabamos por estar sempre dependentes de quem amamos mesmo que seja só de que ele(a) seja feliz.

    ResponderEliminar
  5. Sei lá, Mary... seria tão mais fácil se fosse possível não depender...

    ResponderEliminar