03/08/2012

"O Vale dos Cinco Leões", de Ken Follett


Deste autor conhecia apenas "Os Pilares da Terra", que comprei depois de ver a série e que muito me agradou... mas também, tudo o que seja romance histórico e Idade Média me agrada...
Quis experimentar esta faceta diferente de Follett, a do romance moderno e suspense... Comecei com poucas expectativas, confesso, muito por causa de algumas críticas que li em blogues e sites... Mas acabou por me dar um enorme prazer ler este livro. Primeiro que tudo, os últimos livros que tenho lido são, na maior parte, de uma linguagem que, se não erudita é, pelo menos, cuidada. Diferente da que usamos coloquialmente. Foi refrescante encontrar este estilo simples e directo, que possibilitou que o lesse rapidamente.
A trama desenrola-se nos anos 80, em pleno conflito no Afeganistão, a guerra contra os invasores comunistas Russos e o apoio "discreto" dos EUA. Quando era pequena vi inúmeras vezes o Rambo 3, que o meu pai adorava... Assim, esta história trouxe-me recordações de paisagens, rostos, formas de vestir, práticas, bombardeamentos e um lado mais terno e poético da guerra, como se vê no filme. A trama não é complicada. Tem um pouco de romance, um pouco de espionagem e traição.
O Verão e o calor lá fora tornavam agradável a leitura, a viagem até um tempo passado e longínquo... Gostei muito. Mais do que esperava.

4 comentários:

  1. Sem dúvida um livro de leitura ligeira, mas muito bom.
    Os Pilares da terra não li, pois tinha visto a série, e foi esta que me despertou para este autor.
    São livros de uma escrita direta, e que se lêm muito bem, ideias para leituras curtas nas viagens de comboio (15 min).

    Outro que recomendo é O Homem de Sãopetersburgo. Tem ainda "A Contagem decrescente" (espionagem e exploração espacial); "A Chave para rebeca" (II guerra mundial e o mundo da encriptação) e penso que tem um "A Ameaça" relacionado com o risco biológico inerente aos laboratórios e a pesquisa sobre virus.

    Os próximos que irei ler dele serão "O mundo sem fim" e "A queda dos gigantes", mas só depois de terminar a septologia "The Dark Tower", de Stephen King.

    ResponderEliminar
  2. Utópico, obrigada por todas as sugestões! Agora que conheço o estilo "leve" de Follett, vou provavelmente seguir algumas dessas indicações quando me apetecer uma leitura ligeira!
    Um Mundo Sem Fim é, se não estou em erro, uma espécie de sequela dos Pilares da Terra. A queda dos gigantes é um monstro gigantesco... Boa sorte com esse! =)

    ResponderEliminar
  3. A Queda dos Gigantes (e o recem editado Inverno no Mundo que acabei de ler há poucos dias) é sem dúvida a obra prima de Ken Follet - superior á saga Pilares da Terra/Mundo sem fim que devorei de um só jorro ainda antes da série televisiva. Quanto a este Vale dos Cinco Leões, para te ser sincero foi até hoje o "menos bom" que li dele... algo previsível e demasiado romanceado, às vez até noveleiro - literatura de viagem e nada mais!

    ResponderEliminar
  4. Nogueira, depois de ser espicaçada pelo Utópico, já tinha ficado com vontade de ler mais de Follett. Agora que li a tua opinião, essa vontade saiu reforçada... =) Concordo completamente com a classificação de noveleiro que deste a este livro. Normalmente isso é péssimo mas, na situação e no estado de espírito em que me encontrava, isso jogou a favor. =)

    ResponderEliminar